O vereador Breno Cortella apresentou projeto de lei que visa dividir e identificar a Avenida Dona Renata em dois trechos: norte e sul. Cada trecho passaria a ser chamado: “Av. Dona Renata – Norte” e “Av. Dona Renata – Sul”.
A via marginal de Araras se estende pelos dois cursos d’água que cortam a zona urbana: o Ribeirão das Araras e o Ribeirão das Furnas. Atualmente a avenida Dona Renata identifica a região que seria o centro expandido da cidade para a maioria dos moradores, embora vários bairros menores estejam dentro dessa área.
Formalmente o projeto de lei “secciona e denomina de "Avenida Dona Renata – Norte’ e ‘Avenida Dona Renata – Sul’ a atual Avenida Dona Renata”.
Breno ressalta que o objetivo de dividir e setorizar a nomenclatura da marginal decorre de sua grande extensão e com curvas acentuadas. Ele explica que “é comum visitantes se confundirem na Avenida Dona Renata por conta de seu alcance a duas regiões tão diferentes. Assim como moradores também não localizam facilmente endereços em dúvida sobre qual dos ‘lados’ da marginal”. O vereador lembra que por vezes são utilizados pontos de referências. “Fica do lado do Teatro Estadual e da Rodoviária ou do Jardim São João e Alto das Araras?”, exemplifica.
O parlamentar reforça também o aspecto turístico da cidade, que vem se ampliando. “É muito relevante termos uma identificação clara de cada trecho, isso organiza o município e facilita o desenvolvimento econômico de maneira geral”,
Breno conta que a ideia da setorização “norte e sul” é do jornalista Valentim Viola, que há alguns anos tem defendido publicamente a proposta. “É algo simples, mas que revela a atenção que podemos dar as questões que podem facilitar a vida do cidadão. Comecei a pesquisar o assunto no início do ano e decidi apresentá-lo”, afirmou Cortella.
Conforme o projeto, a “Avenida Dona Renata - Norte” corresponderia as margens do Ribeirão das Araras, desde a altura da Rua Vicente Blanco no Parque Santa Cândida até a Avenida Prefeito Milton Severino. Já a “Avenida Dona Renata - Sul” seria relativo ao contorno do Ribeirão das Furnas, da Avenida Prefeito Milton Severino até a Rua Sebastião Affonso, no Jardim Sobradinho, incluindo futuras expansões. Assim, o ponto de secção da atual avenida seria a própria confluência dos ribeirões, que hoje recebe as obras de macrodrenagem do PAC.
Em sua pesquisa, Breno levantou que a Avenida Dona Renata foi denominada por decreto do Poder Executivo do então prefeito Ivan Estevam Zurita, no dia 25 de novembro de 1966, há exatos 50 anos. O vereador destaca que a homenagem a benemérita Renata Crespi da Silva Prado está preservada e ainda será valorizada.
Justifica o legislador proponente que a inclusão dos termos “Norte” e “Sul”, permitirá também uma gradual modificação e atualização, sem nenhum prejuízo ao atual endereçamento ou mudanças bruscas. “Os serviços de entrega e correios poderão ser paulatinamente atualizados. De um modo geral irá facilitar muito o acesso e a localização a essa tão importante via, o que gera eficiência, clareza e desenvolvimento”, completa.
O projeto de lei será lido na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal, na segunda-feira, dia 05 de dezembro. “Estou apresentando a ideia por meio do projeto, que penso ser conveniente. Ao torná-la pública também será a oportunidade da comunidade ser ouvida e participar dessa decisão com a Câmara”, conclui Breno Cortella.
Com informações da assessoria do gabinete do vereador Breno Zanoni Cortella (PDT)
Publicado em: 12/12/2016 20:46:00
Publicado por: Imprensa