Em reunião realizada na última quarta-feira (1º) foram tratados assuntos, como por exemplo, melhorias no Centro de Convivência do Idoso Jesus de Nazaré
Na última quarta-feira (1º), o vereador Romildo Benedito Borelli - Baiano da Farmácia (PSD) encaminhou algumas demandas à secretária de Ação e Inclusão Social Roanita Bergamin. A reunião foi realizada na Secretaria de Ação e Inclusão Social.
Umas das solicitações foi que a Secretária tomasse providências urgentes sobre o caso de moradores de rua, desocupados e pedintes da região central, indicação já realizada pelo vereador no dia 24 de janeiro de 2017. Em resposta, Roanita afirmou que medidas haviam sido realizadas como abordagens em pessoas de situação de rua, trabalho feito em conjunto com a Segurança Pública.
Além disso, reafirmou que o atendimento social passa por normatização com a realização de cadastros com fotos dos atendidos e encaminhamentos dos casos daquelas pessoas com dependência de álcool e drogas à Secretaria de Saúde.
Baiano da Farmácia também ressaltou a importância e o efeito positivo da reunião do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) para resolução deste problema. “Na reunião realizada no dia 26 de janeiro, a qual participei, já havia levantado esta questão e solicitei que medidas fossem tomadas por parte da Segurança Pública. Agradeço por esta solicitação ter sido atendida pela Prefeitura e espero que as ações sejam intensificadas e que tenham continuidade”, afirmou o vereador.
Melhorias no Centro de Convivência do Idoso Jesus de Nazaré
Durante a reunião, o vereador também apresentou duas indicações referentes a melhorias no Centro de Convivência do Idoso “Jesus de Nazaré”, localizado na rua São Carlos, no Jardim São João. As solicitações tratam de benfeitorias a serem feitas na infraestrutura do local e no atendimento médico e social.
Em visita ao local o vereador constatou que as 32 casas que servem de abrigo aos idosos atendidos, necessitam de uma reforma geral urgente, e é necessário que a Prefeitura realize reparos nos telhados, manutenção das instalações elétricas e hidráulicas, pintura geral, além de reparos em muro de divisa que está prestes a cair, deixando o local inseguro e vulnerável.
O Centro funciona há aproximadamente 20 anos, atende atualmente 34 idosos e não recebe uma reforma há pelo menos sete anos. Com relação ao acolhimento, Baiano da Farmácia também apontou algumas medidas a serem tomadas. “Seria essencial que uma equipe do programa Melhor em Casa, realizado pela Secretaria de Saúde, fizesse avaliações individuais desses idosos pelo menos uma vez por mês, promovendo acompanhamento médico adequado e tratamento com distribuição de remédios”, ressaltou.
Atualmente, o local conta com supervisão de apenas um assistente social, que às vezes tem a colaboração de voluntários para auxiliar nos cuidados aos atendidos. Diante disso, o vereador também solicitou que a Prefeitura incremente esse atendimento disponibilizando uma equipe multiprofissional, que poderia até ser formada por estagiários da FHO|Uniararas nas áreas de: psicologia, enfermagem, educação física e fisioterapia.
Assessoria do vereador Romildo Borelli (PSD)
Publicado em: 02/02/2017 17:59:00
Publicado por: Imprensa