O presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Pedro Eliseu Sobrinho (DEM), e os vereadores José Roberto Apolari (PTB), Romildo Benedito Borelli (PSD) e Anete Monteiro dos Santos Casagrande acompanharam na noite da última quinta-feira (18), no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, as palestras relacionadas ao trânsito com o tema “Trauma, a morte que pode ser evitada”. Ministraram as palestras o comandante do Corpo de Bombeiros, o Tenente Alexandre José Rovay e o médico coordenador do Samu Regional de Araras, Agnaldo Píspico.
O vice-prefeito e secretário municipal de saúde, Luiz Emílio Salomé (PSDB), representando o prefeito, Pedro Eliseu Filho (PSDB) e o secretário de segurança pública e defesa cívil Moisés Daniel Furlan, também participaram do evento, que recebeu um público de mais de 400 pessoas.
O evento faz parte da “Campanha Maio Amarelo” lançada pelo prefeito, Pedrinho Eliseu, no último dia 10 de maio com a proposta de alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, além de conscientizar e educar a população para a redução de acidentes.
O comandante do Corpo de Bombeiros, o Tenente Alexandre José Rovay, explanou sobre o “Cenário do trauma em Araras”, apresentou os números de ocorrências atendidas pelo Posto do Corpo de Bombeiros em 2016 e pediu atenção dos motoristas no trânsito.
Na sequência, o médico coordenador do SAMU, Dr. Agnaldo Píspico apresentou duas palestras, primeiro com o tema - “Prevenção do trauma - uma questão de cultura” – e na sequência abordou sobre o “Atendimento ao paciente politraumatizado”, mostrou, por meio de vídeos e fotos, como é feito o atendimento em pessoas vítimas de acidente de trânsito, alertou ainda para conscientização e prudência dos motoristas ao dirigir.
O presidente da Câmara, o vereador Pedro Eliseu Sobrinho, aproveitou a oportunidade para alertar a população sobre os riscos no trânsito. “Quero aqui parabenizar o Tenente Alexandre José Rovay e o médico Agnaldo Píspico pelo brilhantismo em que conduziram as palestras, é um tema salutar e as pessoas precisam se conscientizar para evitar acidentes, esta semana fiquei preocupado quando observei um motociclista andando a mais de 100 km/h nas ruas da Praça Barão de Araras, esse motociclista estava colocando a vida dele e a das outras pessoas em risco”, lamenta.
No final, o público prestigiou uma simulação de acidente em frente ao Teatro envolvendo dois carros e duas vítimas graves. A ação envolveu equipes do SAMU, Corpo de Bombeiros, agentes de trânsito e Guardas Municipais. O evento chamou a atenção de curiosos que passavam pelo local.
Ainda em relação a “Campanha Maio Amarelo” outras atrações estão previstas com a proposta de conscientizar os motoristas. “Estamos promovendo palestras nas escolas, nas universidades e campanhas publicitárias, no rádio, TV, outdoor e adesivagens nos ônibus, além de fiscalizar e orientar os motoristas por toda a cidade”, disse o secretário municipal de segurança pública e defesa civil, Moisés Daniel Furlan.
Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA
Publicado em: 19/05/2017 12:44:00
Publicado por: Imprensa