Notícias

Notícias da Câmara



Câmara aprova projeto que institui programa de prevenção aos portadores de anemia falciforme

Os vereadores aprovaram por unanimidade, durante a 11ª sessão extraordinária, realizada na última segunda-feira, o projeto de Lei de autoria da vereadora Deise Aparecida Olímpio de Oliveira (PSC) que institui o programa de controle e prevenção dos portadores de anemia falciforme no município de Araras.

O projeto aprovado institui o acompanhamento, aconselhamento genético preventivo e assistência médica integral às pessoas portadoras do traço falciforme e de anemia falciforme.

O Programa garantirá exame diagnóstico de Hemoglobinopatias, nas redes hospitalares e ambulatoriais públicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde, como parte dos procedimentos técnicos de atendimento e assistência aos recém-nascidos; cobertura completa ao tratamento, definida por especialistas, a todos os portadores da síndrome, incluindo as vacinas que não constem na programação oficial, visando a prevenção de agravos médicos; aconselhamento genético, baseado em informações técnicas e exames laboratoriais, aos pacientes portadores da síndrome com maior probabilidade de risco.

Serão desenvolvidas ações educativas de prevenção, de caráter eventual e permanente, que incluirão: campanhas educativas de massa; elaboração de cadernos técnicos para profissionais da rede pública de saúde e de educação e elaboração de cartilhas e folhetos informáticos para a população.

Conheça mais sobre a anemia falciforme

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, causada por anormalidade da hemoglobina dos glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis pela retirada do oxigênio dos pulmões, transportando-os para o tecido. Esses glóbulos vermelhos perdem a forma discoide, enrijecem-se e deformam-se, tomando o formato de “foice”. Os glóbulos deformados, alongados, nem sempre conseguem passar através de pequenos vasos, bloqueando-os e impedindo a circulação do sangue nas áreas ao redor. Como resultado causa dano ao tecido circunvizinho e provoca dor.

O curso da doença é variável. Há doentes que apresentam problemas sérios com mais frequência e outros têm problemas esporádicos de saúde. Geralmente é durante a segunda metade do primeiro ano de vida de uma criança que aparecem os primeiros sintomas da doença. Exceção é feita nos casos onde o exame de sangue – para detecção da doença – foi realizado já no nascimento ou no berçário. Até atingir a idade escolar é comum a doença se manifestar; é raro isso não ocorrer.

O sintoma mais frequente da Doença Falciforme causado pela obstrução de pequenos vasos é a dor que pode se localizar nos ossos ou nas articulações, nos tórax, no abdômen, podendo atingir qualquer local do corpo. Essas crises têm duração variável e podem ocorrer várias vezes ao ano. Geralmente são associadas ao tempo frio, infecções, período pré-menstrual, problemas emocionais, gravidez ou desidratação. Outros problemas que podem ocorrer são, infecções frequentes localizadas na garganta, pulmões e ossos. Estas infecções devem ser vistas pelo médico hematologista tão logo apareçam, podem ser muito graves e até fatais.

A falciforme é uma das doenças hereditárias mais comuns no Brasil. Ela afeta principalmente a população negra. Uma a cada 37.400 crianças afro-brasileira nasce com a doença falciforme.

Desde a descrição da anemia falciforme até a última década, muito pouco podia se fazer para melhorar as condições de vida dos pacientes, estando estes destinados a sofrer diversas intercorrências e a apresentar uma baixa expectativa de vida.

Recentemente, vários avanços têm sido feitos, tanto em nível de citogenética e diagnóstico como também no tratamento de suas complicações. Além disso, as recentes pesquisas em busca de drogas capazes de reduzir a falcilização das hemácias, como a hidroxiuréia e de tratamentos curativos como o transplante de medula óssea demonstram que num futuro próximo será possível ao paciente com anemia falciforme ter uma vida normal.

Com informações do Gabinete da vereadora Deise Aparecida Olímpio de Oliveira (PSC)

Visualize fotos Visualize fotos




Publicado em: 19/12/2017 16:48:00

Publicado por: Imprensa