O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Araras, Carlos Cerri Junior, explicou na última quinta-feira (07), na Tribuna Livre, durante a sessão ordinária da Câmara da 3ª Idade, quais as atribuições de sua Secretaria, que foi implantada oficialmente no município, no último dia 2 de janeiro pelo prefeito, Rubens Franco Junior (DEM) – Junior Franco -, após aprovação da reforma administrativa pelos vereadores titulares, em dezembro do ano passado.
Formado em Tecnologia e Gestão do Meio Ambiente, Carlos Cerri Junior agradeceu o convite e a confiança do prefeito, Junior Franco, pela oportunidade de assumir a nova Secretaria. “Sinto-me lisonjeado por ser o primeiro Secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Araras, é uma responsabilidade muito grande, esta Secretaria trabalha diretamente com os poderes que fiscalizam o próprio município como o Ministério Público, IBAMA, CETESB, Polícia Ambiental entre outros órgãos”, comenta. A vereadora da 3ª Idade, Maria Benedita de Lima Rodrigues – Dona Jô - elogiou a nomeação do Secretário. “Quero parabenizar o prefeito pela escolha do senhor como Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, também parabenizo pela implantação da Feira do Agricultor no Parque Ecológico, isso foi muito importante”, disse.
Também durante o seu discurso, Carlos Cerri Junior sugeriu a população utilizar os meios oficiais de comunicação da prefeitura para fazer denúncias contra crimes e agressões ao meio ambiente. “Ao invés de utilizar as redes sociais, gostaria de pedir a população para fazer a denúncia sempre na própria Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura ou no 156 da prefeitura, sempre quando constatar maus tratos de animais, queimadas e descarte irregular de entulho, principalmente em áreas verdes na Zona Rural”, pondera.
A vereadora da 3ª Idade, Luzia Lombi Higsberg fez um alerta ao Secretário. “Na Rua das Árvores no Jardim Nova Araras há várias árvores condenadas que precisam ser analisadas, várias estão com risco de queda e oferece perigo a população”, sugere. O secretário informou que fará uma visita ao local e adiantou que até o final de 2020 serão plantadas 20 mil unidades de mudas produzidas pela equipe do Viveiro de Mudas da Prefeitura, que fica no bairro Morada do Sol. “Vou vistoriar as árvores junto com o nosso engenheiro agrônomo que também está mapeando todas as árvores da cidade, mas quero deixar claro aqui, que vamos fazer uma enorme plantação de árvores em várias regiões da cidade”, disse.
No setor de Agricultura, Cerri informou que a cidade de Araras possui 750 km de área rural e que tem incentivado cada vez mais a produção rural. “Hoje temos a agricultura familiar que planta, colhe e tem para quem vender, na Feira do Agricultor no Parque Ecológico, além de fornecer 30% da produção às escolas de Araras. Criamos também a Feira Tradicional Noturna, todas às terças-feiras em frente ao Ginásio de Esportes Nelson Ruegger”, comenta.
Cerri destacou ainda, o sucesso da Feira de Adoção de Animais na Praça Barão de Araras, do trabalho realizado pela equipe do CRAS – Centro de Recuperação de Aves Silvestres e da Clínica Pública Veterinária que em breve será inaugurada. “Quando assumimos os trabalhos em 2017, o Canil Municipal tinha mais de 200 animais, com a Feira de Adoção, foram mais de 120 doações, em breve vamos inaugurar a Clínica Pública Veterinária que vai atender animais de famílias de baixa renda e aproveito para acrescentar que a equipe do CRAS - Centro de Recuperação de Ave Silvestre -, no Lago Municipal, realiza uma trabalho magnifico de recuperação de aves silvestres, além de implantarmos ali, o Centro de Educação Ambiental, onde são realizadas palestras com estudantes da rede estadual, municipal e particular de ensino de Araras”, finaliza.
Publicado em: 08/02/2019 16:28:31
Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA