Notícias

Notícias da Câmara



Grupo VITA completa 39 anos de atividades em prol à APAE de Araras e recebe homenagem da Câmara

A homenagem ao Grupo VITA - Voluntárias Integradas ao Trabalho da APAE - foi entregue, na última segunda-feira (18), durante a 7ª sessão ordinária de 2019, pela vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB).

O Grupo foi fundado em 1980, pela diretoria da APAE na época e pela Assistente Social da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Araras - APAE, Iara Coutro Frias, tendo em vista as dificuldades de ordem financeira que a instituição passava.

A procura de vagas na APAE crescia muito e com isso as despesas também aumentavam, no começo o Grupo VITA contava com as voluntárias: Leny de Oliveira Zurita, Nadir Rodini Vanzetti, Sônia Viganó Butafava, Maria Joana Viganó Mazon, Amy Bueno Nucci, Maria Alice Bocalato, Beatriz Alvarez Devitte, Irma Canassa de Castro e Hebe Breda.

O grupo criou o “Bazar do Artesanato” e a “Colaboração na Semana do Excepcional”. Todas as integrantes do Grupo VITA passaram a pagar mensalidade, dependiam de doações da sociedade e o lucro da venda das peças de artesanato eram revertidas em prol da APAE.

Em 1986, o Grupo realizou o primeiro chá no sítio “Arco-Íris”, visando uma maior divulgação do local e também para que a comunidade ararense soubesse o que era realizado no sítio em prol dos excepcionais, bem como do que os mesmos eram capazes de realizar com muito carinho e amor.

As voluntárias, nesse primeiro evento, também contaram com a participação e apoio da empresa Nestlé, que ofertou leite e chocolate que foram servidos aos convidados. Os bolos e biscoitos foram confeccionados pelas integrantes do Grupo. Cada participante ficava incumbida de levar duas amigas para o chá, elas levavam donativos espontâneos e, assim conseguiam verbas para APAE.

A partir de 1986, o Grupo VITA, passou a ter participação direta na “Feira das Nações”, sendo responsável pela barraca Francesa, tendo muito êxito no desempenho dos trabalhos, formando um ambiente tranquilo e alegre. A barraca Francesa distribui lembrancinhas a cada frequentador, todas confeccionadas pelas participantes do Grupo VITA.

Em 1987, além do “Chá”, o Grupo criou a “Canjicada”, também no sítio Arco Íris. As voluntárias Santa Dezotti e Clementina Canzi, declamavam seus versos proporcionando momentos de alegria à plateia.

Todo ano, o Grupo VITA realiza um bazar para a venda de aventais, tapetes, toalhas de mesas, guardanapos, toalhas bordadas de banho, de rosto, de lavabo, porta guardanapos, porta formas, porta travessa, toalhas de crochê, entre outras peças.

Na cerimônia de ontem, na Câmara Municipal, receberam moções de congratulações às senhoras: Odette Pôncio Belatini Bressan, Arisvalda Luz de Arruda, Maria Silvia Nucci Geraci, Maria Cecília Nucci Pereira, Maria Odila Matioli Curtolo, Maria Leonor Fischer Denardi, Maria Julia Beloto Jacovetti, Maria Inês Beloto Curtolo, Maria de Lourdes Assumpção, Maria Conceição Melare, Lourdes Luzia Coser Cerri, Jane Aparecida Cerri Demenis, Ivone Rezende, Egle Aparecida Binotti Baggio, Cecília Perissato, Ana Maria Matioli Covre, Odair Aparecida Oliveira, Irene Fazanaro Cabrini.

 

 

 

                              

Visualize fotos




Publicado em: 19/03/2019 16:07:42

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA