O encontro será no dia 10 de julho, às 9h30, no Plenário Bruno Moysés Batistela, na Câmara Municipal. Araras possui dois dos principais dutos do Brasil e está entre as cidades com o maior índice do país de “derivação clandestina”, termo utilizado para furto de derivados de petróleo.
Engenheiros técnicos da Transpetro debaterão com os vereadores, secretários municipais, servidores do IBAMA, CETESB, SAMU, Intervias, Usina São João, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil Polícias Militar e Rodoviária e Corpo de Bombeiros, o planejamento do simulado de emergência que ocorrerá no dia 31 de julho, às 10h, no bairro Morro Grande em Araras.
O objetivo do simulado é treinar as autoridades e principalmente a população que deverá participar do evento. A hipótese que será trabalhada no treinamento é de vazamento de gasolina próximo a comunidade, após escavação não autorizada e rompimento do duto.
A Transpetro é a empresa responsável pelo transporte de petróleo e derivados por dutoviário, ou seja, por tubulações, da Petrobras. Um sistema seguro e econômico, no entanto, exige a adoção de ações que garantam a integridade das instalações e a segurança da população e do meio ambiente.
Dois dos principais dutos do Brasil passam por Araras, um de 964 quilômetros, que liga Paulínia à Brasília de derivados de petróleo e outro de 320 quilômetros que sai da cidade mineira de Uberaba e vai até Paulínia com etanol.
Como Araras é considerada a cidade com o maior índice de furto de etanol e derivado de petróleo pelo duto, a Transpetro disponibiliza para a população ligar gratuitamente de qualquer aparelho, 24 horas por dia, o telefone 168, para receber denúncias, reclamações ou tirar dúvidas, sem precisar se identificar.
Publicado em: 26/06/2019 16:22:42
Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA