A 4ª sessão ordinária da Câmara Jovem, realizada na última quarta-feira (3), na Câmara Municipal de Araras, recebeu a presidente da ALARA - Associação Laço Rosa de Araras -, Rosa Maria Scanavini, que falou sobre as atividades voluntárias da Associação e pediu mais união entre as entidades ararenses.
Fundada no dia 28 de julho de 2016, a ALARA é uma Associação sem fins lucrativos, a qual conta com mulheres voluntárias que procuram levar as pacientes portadoras de câncer de mama e ginecológico uma abordagem mais humanizada, visando uma melhor qualidade de vida, além de realizar trabalhos de prevenção em escolas e entidades da cidade.
De acordo com Rosa Maria, a Associação sobrevive de doações e realização de atividades. “Hoje disponibilizamos um carnê no valor de R$ 10,00 por mês para quem quiser contribuir, realizamos bingo e recebemos doações de sutiã com prótese e de cabelo para confecção de perucas, essas perucas e esses sutiãs, que também compramos com a venda dos carnês, são oferecidos às pacientes em tratamento, com a finalidade de levantar a autoestima delas”, explica. Para as pacientes carentes, também são distribuídos material de higiene, cesta básica e protetor solar.
A vereadora Jovem, Júlia Chignolli Fazanaro, sugeriu à presidente da ALARA, a realização de projeto de orientação sobre o tema na Praça Barão de Araras. “Acredito ser fundamental uma parceria com o município com este propósito, afinal, a doença está ligada ao sedentarismo, ao cigarro, ao fator genético, a alimentação e até a qualidade da água”, disse Rosa Maria.
Júlia questionou ainda, se não há a necessidade de mais união entre as entidades. “Penso que as entidades precisam ser mais unidas, onde uma poderia auxiliar a outra, recentemente nós recebemos uma grande quantidade de fraldas e doamos uma parte ao asilo, assim como tem entidades que recebem lenços e poderiam doar para a nossa Associação e, isso não tem acontecido”, explica Rosa Maria.
A Alara está pleiteando junto ao governo do estado de São Paulo para outubro, mês dedicado à prevenção do câncer de mama, principal causa de mortalidade por tumor entre as mulheres brasileiras, a vinda da carreta de mamografia do Programa ‘Mulheres de Peito’ com o objetivo de realizar um mutirão de exames de mamografia na Praça Barão de Araras. A ALARA, em Araras, fica localizada na Rua das Árvores, 219, no Jardim Nova Araras.
Publicado em: 04/07/2019 16:07:08
Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA