Os vereadores aprovaram por unanimidade, na última segunda-feira (9), durante a 32ª sessão ordinária, o projeto de lei que cria em Araras, a Escola Municipal de Artes Ofícios, a qual estará subordinada à Secretaria Municipal da Cultura, com o objetivo de oferecer gratuitamente a municipalidade, cursos regulares, livres, oficinas, workshops, palestras, nas diversas áreas de cultura, arte e empreendedorismo.
A Escola terá a finalidade de ofertar cursos técnicos gratuitos na área cultural e artística, promover o resgate das manifestações culturais populares, criar, apoiar, fomentar e subsidiar pedagogicamente artistas e grupos, novos e tradicionais, de artes visuais, música, dança, teatro, circo, dentre outras artes. Oferecer, promover e realizar estudos, pesquisas, atividades de lazer, apresentações, espetáculos, mostras, festivais, que visem à valorização da cultura e da arte em Araras.
De acordo com o texto do projeto aprovado, a Escola de Artes e Ofícios terá que estimular a criação de núcleos de produções artísticas entre os seus alunos, fomentar a produção cultural visando o desenvolvimento socioeconômico e oportunizar o acesso ao ensino e formação artística, valorizando a dignidade humana e a promoção da cidadania.
O prefeito Rubens Franco Junior (DEM), explica no projeto, que a Escola é uma oportunidade de incentivar a arte e a cultura na cidade. “A proposta visa o incentivo às manifestações artístico-culturais da sociedade ararense, mais do que um instrumento para a ação governamental, este projeto se apresenta como um passo importante na construção de uma política pública de estado para a Cultura”, justifica.
Publicado em: 10/09/2019 12:27:57
Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA