Notícias

Notícias da Câmara



Triatleta ararense medalha de ouro no Pan-americano em Lima no Peru é homenageada na Câmara

Luísa Baptista Duarte recebeu uma moção de congratulações de todos os vereadores da Câmara Municipal de Araras, na última segunda-feira (25), durante a 43ª sessão ordinária de 2019, pelas conquistas obtidas nos Jogos Pan-americanos, no período de julho e agosto deste ano, em Lima no Peru, onde ficou com a medalha de ouro na modalidade triatlon misto e na prova individual, sendo a primeira conquistada por uma atleta brasileira na história da competição. O triatlo é a combinação de três modalidades, natação, ciclismo e corrida.

A ararense Luísa Baptista Duarte iniciou sua carreira na Associação Atlética Ararense e hoje integra a equipe de alto rendimento do Sesi de São Carlos-SP, onde reside. “Estou muito feliz de estar sendo reconhecida aqui na minha cidade e ainda mais com uma feliz coincidência, estar revendo o Diretor de Esportes da Associação Atlética Ararense, João Fabiano Salviato, que foi meu professor no passado. Quero agradecer por esta homenagem e pedir mais políticas públicas para o esporte de Araras, inclusive com a volta do JEMA (Jogos Estudantis do Município de Araras), competição que tanto participei. Acredito que o esporte é o melhor caminho para o desenvolvimento dos jovens”, discursa.

Logo após receber a homenagem, a triatleta ararense retornou a São Carlos-SP, onde pretende intensificar seus treinos, visando uma vaga para a disputa das Olimpíadas de Tóquio, no Japão em 2020.

Luísa nasceu em Araras no ano de 1994, tem 25 anos. Com quatro anos de idade começou a frequentar as escolinhas da Associação Atlética Ararense, praticando natação, tênis, vôlei e capoeira. Chegou a representar a cidade nos Jogos Regionais.

Na AAA (Associação Atlética Ararense), Luísa teve como treinador, Clauber Antikadjian, João Fabiano Salviato e Ivan Cressoni. No colégio, recebeu todo apoio do Professor de Educação física, Ivo Tofolo, com quem aprendeu a gostar e a se dedicar ao esporte de alto-rendimento.

Já para participar da modalidade triatlon, o incentivo foi do amigo Marcelo Scharwz, que emprestou sua bicicleta para ela competir as primeiras provas no ano de 2010. O talento de Luísa logo na primeira competição, despertou o interesse do então técnico do Sesi de São Carlos, que a levou para ingressar na equipe de alto rendimento daquela cidade.

Visualize fotos




Publicado em: 27/11/2019 10:39:54

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA