“Dia Municipal do Terço dos Homens” é instituído no Calendário Oficial de Eventos de Araras

A celebração será feita anualmente no dia 20 de agosto

A Câmara aprovou por unanimidade, na última segunda-feira (13), na 10ª sessão ordinária de 2020, o projeto de lei de autoria do vereador Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia (PP) -, que institui no Calendário Oficial de Eventos de Araras, o “Dia Municipal do Terço dos Homens” a ser comemorado anualmente sempre no dia 20 de agosto.

Em celebração à data, as entidades religiosas e afins poderão realizar atividades com a finalidade de ampliar e estimular a prática da oração do terço e a meditação de seus mistérios.

“Terço dos Homens” é um movimento que cresce progressivamente em todo o país. A vivência dessa espiritualidade no âmbito masculino é uma realidade presente em milhares de paróquias, inclusive muito difundida pela Diocese. Os homens se reúnem de forma simples, mas com muita determinação, fé e perseverança com a missão de rezar o terço e ajudar suas comunidades. “Não há idade, não há classe social, o “Terço dos Homens”, reúne comerciantes, trabalhadores braçais, médicos, advogados, metalúrgicos, desempregados, pessoas sem religião, afastadas da igreja, professores, enfim, são homens que buscam na oração, na fé e na devoção estar próximo de Nossa Senhora e de Deus”, comenta Baiano da Farmácia.

O fenômeno vem levando centenas de homens para as igrejas católicas, mudando a vida dessas pessoas, que descobriram no terço, um novo sentido para as suas vidas. “São atitudes de homens que antes não tinham a prática de sair de casa para rezar, mas que nos últimos tempos passaram a reservar parte do tempo para escutar a palavra de Deus e recitar o terço, rezando em voz alta os cinco mistérios. Vale ressaltar que o Movimento do “Terço dos Homens” surgiu para dar novo vigor à Igreja e resgatar homens que, antes, pouco participavam dos momentos de oração propostos pela Igreja. Hoje, quase todas as paróquias da Diocese contam com grupos do “Terço dos Homens”, destaca o parlamentar, autor da proposta, Baiano da Farmácia.

Em Araras há 18 comunidades com grupos de 40 a 50 pessoas que participam do “Terço dos Homens”. Uma vez por mês a reunião acontece na Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio com a participação de toda a família.

Publicado em: 14/04/2020 14:48:16

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA