Notícias

Notícias da Câmara



Ações da Secretaria Municipal da Saúde e de combate ao novo coronavírus foram temas da Tribuna Livre da sessão

O Secretário Municipal da Saúde de Araras, o médico Dr. Itacil Luiz Zurita Filho, ocupou a Tribuna Livre da Câmara, na noite da última segunda-feira (18), e discorreu sobre o trabalho da Pasta e as ações de combate ao novo coronavírus em andamento em Araras desde o início da pandemia.

A convocação do Secretário foi feita, por meio, de requerimento protocolado pela vereadora, Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB). A sessão ordinária foi conduzida pelo presidente da Câmara, o vereador Carlos Alberto Jacovetti (REDE). Todos os parlamentares fizeram perguntas e esclareceram dúvidas.

Dr. Itacil Zurita iniciou o seu pronunciamento agradecendo as doações de EPIs – Equipamento de Proteção Individual – feitas por empresas de Araras. “Estamos com 125 mil máscaras, fizemos a compra de uma boa quantidade e recebemos também doações de empresas como Citrosuco e Nestlé. Elas serão distribuídas para profissionais da linha de frente como os servidores do TCA – Transporte Coletivo de Araras - e passageiros que necessitarem”, disse o Secretário que também elogiou a atitude de empresários que fizeram doações de recursos para também estruturar a Santa Casa. “A capacidade dos hospitais sempre foi uma preocupação de todos os profissionais da Saúde. Empresários de Araras contribuíram com verbas para que pudéssemos preparar a Santa Casa e cuidar de nossos pacientes. Foi um movimento muito importante”, disse.

Perguntado sobre a possibilidade de adotar o sistema de lockdown (Confinamento) em Araras, o Secretário da Saúde, descartou qualquer possibilidade neste momento. “Lockdown seria uma atitude muito severa, muito forte. Estamos cientes de que em Araras há um baixo índice de isolamento, mesmo assim, estamos conduzindo bem a situação. Não podemos comparar a cidade de Araras com São Paulo, aliás, sequer com um bairro de São Paulo, a diferença é enorme, lá eles vivem realidade preocupante, aqui vivemos uma situação controlada”, explica.

Embora considere o confinamento exagerado e a situação sob controle, Dr. Itacil Zurita deixou claro que o momento também não é de muita tranquilidade e garantiu que a cidade está preparada para atender pacientes diagnosticados com a covid-19. “Tranquilo lugar nenhum está, essa doença nos causa muitas incertezas, mas quero dizer à população que temos leitos de UTI na Santa Casa e na Unimed. Temos também o CAEM – Centro de Atendimento de Especialidade Médica – que está preparado para receber pacientes se necessário for. Hoje estamos com 45 respiradores na Santa Casa e 25 na Unimed, um total de 70”, esclarece.

A Santa Casa de Araras optou por não criar leitos específicos para covid-19 o que elimina a chance de o Município receber pacientes de São Paulo, por meio, do sistema Cross - Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde –. Araras possui leitos de UTI normal, o que garante o tratamento eficaz dos pacientes do mesmo jeito. “Os leitos específicos para tratamento de pacientes com a covid-19 nos garantiriam uma verba maior do Governo do Estado, cerca de 1.500 reais por leito, porém, seríamos obrigados a receber pacientes da capital e de outras cidades. Os leitos de UTI normal são suficientes para atender os pacientes daqui, embora recebamos um valor menor por leito, cerca de 600 reais, porém, não corremos riscos de ter que enviar pacientes de Araras para outras cidades”, pondera.

Sobre a flexibilização do comércio local, Dr. Itacil Zurita disse que esse tema foge de sua competência e que a Secretaria da Saúde é apenas consultiva sobre a questão. “A retomada econômica não está nas minhas mãos, mas, abrir o comércio depende de uma força maior, da Promotoria Pública e do Governo do Estado. No entanto, penso que com as pessoas tomando o devido cuidado não só com o coronavírus, mas com a gripe, H1N1, acredito ser plenamente possível a reabertura do comércio,”, opina.

Aumento no número de casos de dengue também é uma preocupação em Araras

Até o último final de semana, foram registrados em Araras, 704 casos de dengue. Neste ano de 2020, foram dois óbitos em decorrência da doença. “Reconhecemos a gravidade da dengue em nosso Município, embora eu pense que essa é uma doença que já deveria ter sido extinta do nosso país. Mas, estamos atentos. As equipes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde estão visitando as residências. Os agentes não estão entrando nas casas, mas têm feito a orientação para os munícipes evitar criadouros do mosquito”, destaca.

O médico fez um comparativo entre dengue e coronavírus. “É importante a população entender que a covid-19 é um vírus invisível e a dengue é um mosquito visível, se eliminarmos os criadouros do mosquito, a dengue acaba”, explica.  

Consultas e exames

Dr. Itacil Zurita disse que houve uma queda no atendimento de consultas com a chegada da pandemia do coronavírus. “As consultas foram reduzidas, mas, nos 50 dias de pandemia em Araras, realizamos mais de três mil consultas, então, não estamos parados”, disse o Secretário da Saúde que tem priorizado a realização de exames considerados complexos. “Os exames imprescindíveis, de biópsia e radiologia estão sendo feitos. Estamos também disponibilizando transporte de pacientes que precisam fazer tratamento de neoplasia, quimioterapia e hemodiálise”, discursa.   

Perguntado sobre o fornecimento de fraldas geriátricas para pacientes acamados, Dr. Itacil Zurita, garantiu que todos estão recebendo normalmente. “A entrega das fraldas geriátricas era de responsabilidade da Secretaria de Inclusão Social e agora passou a ser de responsabilidade da nossa Secretaria. Estamos realizando avaliações sócio econômica dos pacientes e as condições dos acamados para depois efetuarmos a entrega, mas nenhum paciente que precisa da fralda geriátrica está ficando sem recebê-las”, finaliza.

  

 

 

Visualize fotos




Publicado em: 19/05/2020 17:12:29

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA