Notícias

Notícias da Câmara



Na Tribuna Livre da Câmara, Diretor Técnico da Santa Casa de Araras alerta sobre capacidade de leitos e faz apelo à população

O Diretor Técnico da Santa Casa de Misericórdia de Araras, Dr. Helder José Camargo Preto, ocupou a Tribuna Livre da 19ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Araras, na última segunda-feira (15), a convite do Presidente do Legislativo, Carlos Alberto Jacovetti (REDE) e esclareceu que a Santa Casa possui uma ala com cinco leitos de UTI para tratamento de pacientes com covid-19 e que mais 10 semi-intensivos serão preparados para atender pessoas que necessitam de internação por causa da doença.

Além dos leitos de UTI específicos para atendimento de pacientes diagnosticados com covid-19, a Santa Casa possui 37 respiradores, 12 estão sendo utilizados, sendo um na pediatria, dois no Pronto Socorro, três na UTI Adulto, três na UTI Infantil e três na UTI em pacientes com Covid-19. Há outros 25 respiradores à disposição. No geral, a Santa Casa possui 77 pacientes internados com as mais diversas patologias.

Na Tribuna Livre, Dr. Helder fez um alerta à população. “O comércio abriu, mas a pandemia não acabou, aliás, ela só está começando aqui no interior. Aqui em Araras a situação ainda não é de preocupação, mas a população precisa se conscientizar da gravidade desta doença. Portanto, as pessoas só devem ir às compras em caso de extrema necessidade e se possível somente uma pessoa por família. O número de casos tem aumentado consideravelmente nos últimos dias. Até agora foram três mortes registradas aqui em Araras, por estatística esse número de mortes tende a aumentar”, pondera.

Do feriado de 11 de junho até a tarde de ontem, dia 15, 85 pessoas passaram pela Santa Casa de Araras com suspeita de covid-19, 12 permaneceram internadas. “A população tem que entender que estamos vivendo uma tragédia, uma situação jamais vista no mundo. O último comparativo é com a gripe espanhola de 1918, por isso, todo cuidado é pouco, covid-19 é uma doença muito perigosa, muito grave”, alertou Dr. Helder José Camargo Preto.

Outro alerta feito pelo Diretor Técnico da Santa Casa de Araras, durante seu discurso na Câmara, foi em relação a alta do preço de medicamentos que podem ser utilizados para tratamento da covid-19. “Medicamentos que pagávamos R$ 16,70, estão sendo vendidos por R$ 165,00, isso é um absurdo, mas eu nem posso questionar nada agora, se não, o fornecedor deixa de me entregar, pois, esses medicamentos estão em falta no Brasil inteiro, mas quando acabar a pandemia vamos tomar providências em relação ao preço que vem sendo aplicado”, finaliza. 

 

 

Visualize fotos




Publicado em: 16/06/2020 14:33:16

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA