O teste de triagem neonatal, conhecido como “teste do pezinho”, é um exame utilizado para identificar possíveis doenças na criança recém-nascida.
Este exame ajuda a diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido, mas que não apresentam sintomas detectáveis. Antes do nascimento, o feto está relativamente protegido dos malefícios de uma doença metabólica. Isso acontece por causa da placenta, que fornece nutrientes e promove a filtragem de metabólitos tóxicos, segundo as autoridades de saúde.
A vereadora Ana Júlia Casagrande (PSDB) indicou para o poder executivo municipal que o exame seja ampliado na rede pública de saúde do município.
Diante da indicação da parlamentar, o Prefeito Municipal Pedrinho Eliseu Filho, levou para a apreciação do poder legislativo a importante propositura, que foi aprovada com votação favorável pela maioria dos parlamentares durante a sessão camarária desta segunda-feira (13).
De acordo com o novo projeto de lei, o exame irá diagnosticar precocemente as seguintes doenças: Hipotireoidismo congênito; Hiperplasia adrenal; Galactosemia; Deficiência de biotinidase; Toxoplasmose congênita; Deficiência de G6PD; Fibrose cística; Anemia falciforme e outras hemoglobinopatias; Leucinose; Imunodeficiência combinada grave (SCID); Doenças lisossomais; Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias.
Após o exame os pais ou responsáveis pelos recém-nascidos serão contatados em até quinze dias.
Publicado em: 14/10/2021 16:23:34
Publicado por: Equipe de Imprensa Oficial - CMA