Foi aprovado por unanimidade na última segunda-feira, dia 25 de abril, durante a 12ª sessão ordinária, o Projeto de Lei de autoria da vereadora Regina Noêmia Geromél Corrochel, que institui em Araras o “Programa Municipal de Equoterapia”.
A proposta é proporcionar terapia educacional, que utiliza os recursos do cavalo, dentro de uma abordagem interdisciplinar, na área da Saúde, Educação e Esportes, buscando o desenvolvimento físico, psíquico e social de pessoas com deficiência físicas e intelectuais, distúrbios comportamentais e/ou dificuldades de aprendizagem, assim como vítimas de acidentes que tenham possibilidade de uma melhora do quadro clínico.
A equoterapia é um método terapêutico e educacional, o qual por meio de abordagem transdisciplinar, utiliza o cavalo para o desenvolvimento das pessoas com deficiências, buscando melhorias significativas em suas condições Biopsicossociais.
O Programa Municipal de equoterapia consiste no atendimento à saúde e educação às pessoas com necessidades específicas; na área de habilitação, reabilitação e social, sendo indicada também às pessoas com distúrbios evolutivos e/ou comportamentais.
A prática da equoterapia é condicionada a parecer favorável em avaliação médica, psicológica e fisioterápica. Os locais para a prática da equoterapia devem ser dotados de instalações apropriadas e cavalos devidamente adestrados para este fim.
A Lei prevê ainda que o Poder Público poderá celebrar parcerias com entidades, órgãos públicos, associações, instituições de ensino e similares, para o desenvolvimento de suas atividades técnicas de equoterapia.
Publicado em: 26/04/2022 16:48:31
Publicado por: Nilsinho Zanchetta – Diretoria de Comunicação da CMA