Notícias

Notícias da Câmara



Projetos que instituem em Araras o Dia Municipal dos Ostomizados, do Catequista e do Gari são aprovados na Câmara

Foram aprovados por unanimidade na última segunda-feira, dia 18 de julho, durante a 24ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Araras, os Projetos de lei que instituem no Calendário Oficial do Município de Araras, o Dia dos Ostomizados, do catequista e do Gari de autoria dos vereadores Ana Júlia Casagrande, Mirian Vanessa Pires e Rodrigo Soares, respectivamente.

O Dia dos Ostomizados será comemorado anualmente no dia 16 de novembro com realização de reuniões, palestras, seminários com o objetivo de destacar o trabalho dos médicos em nossa sociedade e conscientizar a população e as instituições sobre as dificuldades que enfrentam essas pessoas que já se submeteram a este procedimento, além de ser uma maneira de prevenção.

A ostomia, é um procedimento utilizado nas complicações mais graves decorrentes dos cânceres de cólon e reto, é motivo de grandes mudanças na qualidade de vida dos que a ele se submeteram.

Dia do Catequista

O Dia Municipal do Catequista, de acordo com o Projeto aprovado, será comemorado anualmente no dia 26 de agosto. O catecismo é uma instrução religiosa, que ensina a religião cristã, os seus mistérios, princípios e código moral com o objetivo de preparar as crianças para a confissão e a primeira comunhão.

A catequese é a parte principal do rito de iniciação cristã, em que a pessoa iniciada ouve o anúncio do Evangelho. Portanto, a catequese e as celebrações formam uma unidade no processo de iniciação da vida cristã. A catequese é feita com a presença de um instrutor, ensinando a viva voz.

Dia do Gari

O Dia Municipal do Gari será celebrado anualmente sempre no dia 16 de maio com o objetivo de prestar uma homenagem à categoria e reconhecer o trabalho destes profissionais que coletam o lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais, varrem ruas, praças, parques, lavam e desinfetam as vias públicas além de serviços diversos referentes à função.

De acordo com o proponente, o vereador Rodrigo Soares, os garis precisam ser respeitados, pois graças ao seu trabalho que a municipalidade pode viver em uma cidade mais limpa e bonita. “Vale salientar que é muito importante que cada indivíduo faça a sua parte e não jogue lixo nas ruas”, justifica no texto do Projeto aprovado.

 

 

Visualize fotos




Publicado em: 20/07/2022 15:32:58

Publicado por: Nilsinho Zanchetta – Diretoria de Comunicação da CMA