A Câmara Municipal de Araras promove na próxima segunda-feira (10), às 19h, durante a 36ª sessão ordinária, o Ato Solene de entrega de título de Guarda Civil Municipal do Ano de 2022, conforme decreto legislativo nº 10 de 20 de setembro de 2017. A indicada pela corporação para receber a comenda é a GCM Mayra Brito Meneghini.
A cerimônia faz parte da programação oficial anual do Poder Legislativo de Araras e terá a participação de todos os vereadores, do Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Reginaldo Fernando Chieregatto e demais integrantes do efetivo da Guarda Civil Municipal.
O evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara no canal 4 da NET, no site, Youtube e Facebook da Câmara Municipal.
A GCM (Guarda Civil Municipal) de Araras completou 55 anos de atividades nesta semana. Criada em 1967 pelo ex-prefeito Ivan Estevam Zurita e com objetivo de cuidar do patrimônio público e auxiliar a PM (Polícia Militar), a GCM possui atualmente um papel de destaque em prol da segurança da população ararense.
A solenidade de aniversário ocorreu na noite da última quinta-feira (6), no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Rodrigo Soares dos Santos e do Prefeito Municipal, Pedro Eliseu Filho.
Trajetória da homenageada
Nascida em Tupi Paulista, na região de Dracena, Mayra Brito Meneghini entrou na corporação da Guarda Civil Municipal em 2015 após ser aprovada em concurso público. Atuou na área administrativa da corporação, depois fez a segurança na Prefeitura Municipal, na Upa e na Câmara Municipal de Araras. Também integrou a guarnição da ROMU – Ronda Ostensiva Municipal.
Mayra criou o Projeto “Anjos da Guarda”, o qual ela se veste de anjo e realiza palestras nas escolas com o objetivo de aproximar as crianças e os adolescentes da Guarda Civil Municipal. Esta ação surtiu tanto efeito positivo que acabou se transformando em lei municipal.
Nas escolas, Mayra discorre sobre vários temas como: educação ambiental, educação de trânsito, prevenção de acidentes domésticos, civismo e cidadania, direitos humanos, noções básicas sobre o estatuto da criança e adolescente, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, violência doméstica, bullying, aleitamento materno, o mau uso da internet, além de conscientizar os jovens sobre os riscos do uso de drogas lícitas ou ilícitas.
Em uma única escola em Araras, durante a sua palestra, a agente Mayra recebeu a denúncia de seis crianças que vinham sendo abusadas sexualmente. Por isso, as ações que ela realiza são em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Secretaria da Educação.
Publicado em: 07/10/2022 14:20:23
Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA