Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram por unanimidade nesta segunda-feira (13), durante a 2ª sessão ordinária de 2023, uma moção de apelo de autoria das parlamentares Ana Júlia Casagrande e Mirian Vanessa Pires, que pede ao Governo do Estado de São Paulo o retorno da tramitação do Projeto de Lei nº 1.177/2019 “Menstruação Sem Tabu”.
Proposto pelas deputadas estaduais Delegada Graciela, Janaina Paschoal, Beth Sahão, Edna Macedo, Leci Brandão, Marina Helou e Patrícia Gama, o projeto visa a conscientização sobre a menstruação e a universalização do acesso a absorventes higiênicos.
A propositura foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em dezembro do ano passado e posteriormente vetada pelo governador Tarcísio de Freitas no último dia 7.
“O projeto de lei é fundamental, pois é abordada uma linguagem que as adolescentes e mulheres compreendem e o mais próximo de sua realidade. É de suma importância que o PL retorne e continue com seu trabalho em todas as comunidades e escolas e desconfigure todo este tabu feito em cima de um processo natural da vida da mulher”, afirmam as vereadoras no documento.
A moção de apelo será encaminhada ao gabinete do governador do Estado de São Paulo.
Os vídeos das sessões na íntegra estão disponíveis no site, Facebook e YouTube da Câmara Municipal de Araras. A 3ª sessão ordinária acontece na próxima quarta-feira (22), às 19h, no Plenário "Vereador Bruno Moysés Batistela".
Publicado em: 14/02/2023 15:45:52
Publicado por: Rafael Siviero - Diretoria de Comunicação da CMA