A Câmara Municipal de Araras aprovou por unanimidade na última segunda-feira (3), durante a 9ª sessão ordinária de 2023, o projeto de lei que institui no calendário oficial do município o Dia de Doar, iniciativa das vereadoras Mirian Vanessa Pires (PSD) e Ana Júlia Casagrande (PSDB).
De acordo com o projeto, a data será celebrada anualmente na primeira terça-feira após o Dia Nacional de Ação de Graças, que por sua vez é comemorado na quarta quinta-feira de novembro.
O objetivo da propositura é promover a cultura de doação para fins de filantropia; mobilizar indivíduos, empresas, entidades e demais interessados por uma cidade mais generosa, voluntária e solidária; e incentivar a promoção de atividades relacionadas à data.
“A aprovação deste projeto também vem ao encontro da atual situação de dificuldade financeira que muitas entidades do nosso município enfrentam. O incentivo ao Dia de Doar é uma maneira inovadora e criativa para todos os interessados participarem, até mesmo sem nenhum custo. Os cidadãos também poderão conhecer melhor o trabalho de cada entidade e se tornarem doadores não só nesta data, mas durante todo o ano”, justificaram as vereadoras autoras do projeto.
O Dia de Doar surgiu nos Estados Unidos em 2012, com o nome GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”. No Brasil, a data foi celebrada pela primeira vez no ano seguinte, por iniciativa do Movimento por uma Cultura de Doação e da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos).
“O ato de doar humaniza e enobrece a sociedade, porque, ao ajudar aqueles que mais precisam, fica clara a importância das pessoas acima do que é material. Para estimular essa reflexão e tornar a prática uma realidade, foi criado o Dia de Doar, uma grande campanha para promover a cultura de doação para fins de filantropia no Brasil e no mundo”, completaram as parlamentares.
O projeto agora vai para sanção do prefeito municipal. O vídeo da 9ª sessão ordinária na íntegra está disponível no site, Facebook e YouTube da Câmara Municipal de Araras.
Publicado em: 05/04/2023 08:37:50
Publicado por: Rafael Siviero - Diretoria de Comunicação da CMA