Campanha de conscientização sobre esclerose múltipla é aprovada

Os vereadores aprovaram na última sessão ordinária (7) o Projeto de Lei nº 70/2023, que institui campanha de conscientização e amparo aos portadores de esclerose múltipla (EM), de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSDB).

Pelo projeto aprovado, a campanha “Agosto Laranja, Mês de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla” será realizada anualmente durante o mês de agosto e será dedicada à elaboração de ações educativas de conscientização, divulgação e tratamento da esclerose múltipla.

“A intenção deste projeto é promover a conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM) e suas implicações, visando aumentar o conhecimento da população em geral e dos profissionais de saúde sobre a doença. Além disso, busca-se estimular o diagnóstico precoce da EM, pois isso permite o início do tratamento adequado, que pode retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.”, justifica a vereadora Ana Júlia Casagrande.

Entre os objetivos da lei, estão: a inserção do tema na comunidade como um todo; o alerta à sociedade de que o maior conhecimento sobre a doença pode contribuir para o fornecimento de qualidade de vida e retardamento dos sintomas; a reflexão de que inúmeras situações constrangedoras e discriminatórias vividas por pessoas com esclerose múltipla podem ser evitadas com a divulgação e debate amplo da patologia e seus sintomas; a divulgação dos sintomas da patologia; a divulgação do direito à medicação e às demais formas de tratamento, de modo a não limitar a qualidade de vida da pessoa com Esclerose Múltipla em qualquer idade.

Publicado em: 09/08/2023 12:06:00

Publicado por: Bruno Henrique Pinto - Diretoria de Comunicação da CMA