Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram na 31ª Sessão Ordinária um projeto de lei que institui a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao AVC (acidente vascular cerebral) no município de Araras. Trata-se do Projeto de Lei nº 74/2023, de autoria do vereador e vice-presidente Rodrigo Soares dos Santos (PSDB).
A Semana Municipal de Prevenção e Combate ao AVC deverá coincidir com o dia 29 de outubro, data comemorativa ao dia mundial de combate ao AVC. O objetivo do projeto é conscientizar, informar e esclarecer a população sobre a importância da saúde cerebrovascular.
A ideia é que a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao AVC tenha programação específica de atividades, que sejam desenvolvidas pelos órgãos públicos municipais de atenção à saúde, de esporte e de assistência social, com o apoio do Conselho Municipal de Saúde.
Além disso, as atividades deverão ser orientadas por uma comissão composta por entidades governamentais, sociedade civil organizada, instituições de ensino superior e instituições técnicas em saúde.
Durante sua fala em defesa do projeto de lei, Rodrigo Soares citou dados da Associação Brasileira de Neurologia e do Ministério da Saúde a respeito da quantidade e da gravidade de casos de AVC. Além disso, destacou a importância de incentivar e conscientizar a população sobre o combate ao AVC.
“Com o objetivo de alertar, de conscientizar e de prevenir a população de Araras sobre os riscos do acidente vascular cerebral, estamos apresentando esse projeto de lei”, disse o vereador Rodrigo Soares durante a 31ª Sessão Ordinária.
Pelo projeto de lei, também fica instituído o “Dia Municipal de Prevenção e Combate o AVC” em dia 27 de outubro, incluído também no Calendário Oficial de eventos de Araras.
Na 31ª Sessão Ordinária, também foi aprovada uma emenda supressiva ao Projeto de Lei nº 74/2023, referente ao artigo 2º, com o objetivo de adequar o documento aos apontamentos do parecer jurídico da Câmara Municipal.
Eliane Pessotto
Jornalista / CMA
Publicado em: 05/09/2023 15:00:39
Publicado por: Bruno Henrique Pinto - Diretoria de Comunicação da CMA