Notícias

Notícias da Câmara



Presidente da Câmara participa de audiência pública sobre violência contra as mulheres

A vereadora e presidente da Câmara Municipal de Araras, Mirian Vanessa Pires (PSD), participou da Audiência Pública Regional de Combate à Violência Contra a Mulher, promovida pela Comissão da Mulher, do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), da qual nossa presidente também faz parte.

A audiência pública regional promoveu a elaboração de estratégias para combater a violência de gênero em suas respectivas cidades, a discussão de desafios para a criação de políticas públicas específicas, a sensibilização da sociedade sobre a importância de se lutar por ambientes seguros e espaços igualitários para as mulheres. Também foi discutido o aumento de casos de feminicídio na região e outras ocorrências de violência contra as mulheres.

O evento foi realizado no plenário “Francisco Antônio Coelho”, da Câmara Municipal de Piracicaba, na última terça-feira (17), e contou com a presença de diversas autoridades da região, de representatividades femininas e de presidentes de outras Câmaras que fazem parte do PMP. Entre as autoridades femininas, estava a vereadora de Piracicaba, Rai de Almeida (PT), que é presidente da Comissão da Mulher do PMP e procuradora especial da Mulher na Câmara de Piracicaba; a vice-prefeita de Limeira, Erika Tank; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba, Euclidia Maria Fioravante; a vereadora de Limeira, Isabelly Carvalho (PT); a delegada da Mulher de Capivari, Maria Luisa Rigolin; e a Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres, Denise Motta Dau. A Ministra da Mulher, Cida Gonçalves, não pôde comparecer e justificou sua ausência ao PMP.

Além disso, também compareceu o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Araras, Rodrigo Soares dos Santos (PSDB), bem como diversas mulheres de Piracicaba e região, que enfrentam o machismo em seu cotidiano.

Diante da plateia e de todas as autoridades presentes, a presidente Mirian Vanessa expôs situações pelas quais já passou na Câmara Municipal de Araras. Confira as declarações:

“Fomos eleitas vereadoras. E agora? O que fazer? Então vamos chegar num parlamento – um parlamento preponderantemente masculino. No meu caso, na nossa Câmara de Araras, predominantemente feminino. Temos seis mulheres e cinco homens. Porém, o machismo está presente em todos os lugares da nossa sociedade, infelizmente. E a gente sofre com isso. Machismo não é só de homem não. São posicionamentos de mulheres também, que muitas vezes se posicionam de determinadas formas e desrespeitam totalmente a nossa condição feminina.

[...]

É doloroso, porque nós estamos numa condição feminina e temos que provar o tempo todo que nós temos condições e competência de estar ali. Provar em dobro. Porque, para o homem, é muito mais fácil. O homem levanta um tom de voz e todos respeitam. A mulher não. Ela fala num timbre que, infelizmente, os homens acabam não respeitando.

[...]

Se eleger não é o principal desafio. Eu acho que o principal desafio é a gente permanecer na política, porque nós temos a vida totalmente exposta. Além de ser mulher, tem a condição de ser jovem. Nós temos duas qualificações que deveriam ser positivas, porém são encaradas negativamente, infelizmente.”

 

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA

 

Visualize fotos




Publicado em: 19/10/2023 11:01:34

Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA