Escola Legislativa lança parceria com professores para uma educação antirracista

O evento Sankofa provocou reflexões sobre educação antirracista nas escolas, cultura afro-brasileira e preconceitos.
Visualize fotos

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” realizou o “Sankofa – Revisitando o passado, ressignificando o presente” na noite de terça-feira (28), no plenário da Câmara Municipal. Durante o evento, ocorreu o lançamento de um projeto voltado à educação antirracista, que será desenvolvido nas escolas municipais, em parceria com a Escola Legislativa.

O evento foi aberto pela professora Daniele Cristine Dias da Costa, que está na rede pública estadual há 20 anos, é ativista do movimento negro e estudante de história, cultura afro-brasileira, indígena e literatura africana.

O projeto será voltado para atitudes antirracistas nas escolas municipais e possibilitará formação e conhecimento a todos. “A escola necessita ser difusora desse processo de educação pela igualdade racial”, disse a professora.

Ele será desenvolvido durante 2024 e focará na formação de professores multiplicadores dentro das unidades municipais. A ideia é que todos os aprendizados dos professores sejam refletidos nas crianças e nos adolescentes e, por sua vez, refletirão na sociedade de diversas maneiras.

Dentre os objetivos do projeto, pode-se citar: desenvolver o letramento racial, desenvolver práticas pedagógicas que afirmem a identidade da população negra, possibilitar momentos de escuta e reflexão sobre o tema, e reafirmar a necessidade do desenvolvimento de práticas educativas antirracistas.

Alguns questionamentos podem ser feitos nas unidades escolares para a discussão de uma educação antirracista. Por exemplo: “minha escola é antirracista?”, “como interrompemos a origem do que reproduz o racismo em nossa sociedade senão pelo conhecimento?”, “e como usar esse conhecimento para valorizar a história do povo negro desde a primeira infância, transformando isso em práticas didáticas que valorizem a identidade?”.

O evento realizado na Câmara também contou com a presença de difusores de uma educação antirracista: Dr. Fábio Caires Correia, Dr. Celestino Taperero Fernando, Profa. Natália R. Rodrigues e Dra. Adriana Damas.

Os convidados trocaram conhecimentos sobre história, processo de colonização, dados atuais, educação antirracista e projetos.

A palestra "Sankofa: revisitando o passado, ressignificando o presente" pode ser assistida no site, Facebook e YouTube da Câmara Municipal de Araras.

 

 

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA




Publicado em: 30/11/2023 16:14:23

Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA