Câmara da Terceira Idade realiza 3ª Sessão Ordinária

A Câmara da Terceira Idade realizou a 3ª Sessão Ordinária, nesta quinta-feira (30). A presidente Helena Maria Felizatti Franzoni abriu os trabalhos e realizou a sessão junto à Mesa Diretora.

Na Tribuna Livre, o orador convidado pela presidente foi o médico urologista Elizeu Martins de Souza, que discorreu sobre o câncer de próstata, o qual acomete homens, geralmente, a partir dos 45 anos. Trata-se do segundo tumor que mais mata homens no Brasil, de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer).

O orador apresentou detalhes de doenças que acometem a próstata (prostatite, hiperplasia benigna e tumor maligno). Também explicou sobre como descobrir o câncer de próstata. Para isso, a análise inclui história familiar, queixa clínica, PSA (Antígeno Prostático Específico), toque retal, exames de imagem (USG / RNM) e biópsia transretal próstata. O médico falou sobre tratamentos de câncer de próstata. Destacou que o primeiro tratamento é o diagnóstico precoce, com o qual se obtém 90% chances de cura.

Na Palavra Livre, o vereador da terceira idade Francisco Kapp fez seu pronunciamento. Agradeceu à vereadora Elaine Brambilla (PSD) pelo título de cidadão ararense entregue a ele recentemente.

Na Ordem do Dia, a presidente Helena Maria apresentou as indicações feitas pelos vereadores da terceira idade.

A Câmara da Terceira Idade é vinculada à Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”.

O vídeo da 3ª Sessão Ordinária da Câmara da Terceira Idade está disponível no site, no YouTube e no Facebook da Câmara Municipal de Araras.

Eliane Pessotto

Jornalista