Câmara Jovem realiza a 9ª Sessão Ordinária

Visualize fotos

A Câmara Jovem realizou a sua primeira sessão ordinária de 2024 na noite de segunda-feira (29). Trata-se da 9ª Sessão Ordinária da legislatura atual, que foi presidida por Letícia Martins Fanchioni.

A Tribuna Livre contou com dois participantes. O primeiro a se apresentar foi o jovem Felipe Januário, que discorreu sobre os desafios da escolha profissional na juventude. O orador falou sobre as responsabilidades das escolhas no atual momento de sua vida, já que tais escolhas refletirão por um longo tempo. “É muito difícil equilibrar os nossos sonhos com as demandas do mundo inteiro, com as demandas do mercado, o que a gente quer fazer com o que vai dar para fazer”, destacou Felipe.

A presidente convidou a psicóloga Caroline Mazon Gomes para ocupar a Tribuna Livre e discorrer sobre o tema Janeiro Branco, que aborda a saúde mental. “É extremamente importante a gente cuidar da nossa saúde mental, porque ela vai fazer com que a gente defina com sabedoria as nossas escolhas”, destacou. A psicóloga também propôs reflexões aos jovens. “Olhem para dentro de cada um de vocês e entendam e reconheçam as dores, aquilo que incomoda, aquilo que tira vocês do funcionamento normal e busquem ajuda”.

Nota-se na sociedade que ainda existem pessoas com receio de ir a um psicólogo. A oradora destacou a importância de se romper os preconceitos em relação a procurar ajuda profissional para cuidar da saúde mental. “A conversa do psicólogo é fundamentada numa teoria que foi estudada a vida toda. Não é um bate-papo, não é uma conversa jogada fora e sim um processo de autoconhecimento, que não é fácil; muitas vezes, é dolorido, mas é muito importante para a transformação.”, disse Caroline.

Alguns vereadores jovens utilizaram o momento da Palavra Livre para fazer suas considerações e críticas, principalmente sobre situações de Araras. Por exemplo, citaram os trâmites para se conseguir agendar psicólogo pelo município, os problemas do transporte público, a falta de materiais nas escolas municipais, os atrasos nos encaminhamentos de verbas para instituições, a indisponibilidade de remédios na rede pública, entre outras questões.

O vereador jovem Bruno Ferreira falou sobre a reclamação que recebeu de moradores do bairro Terras de Santa Teresa a respeito da coleta seletiva do lixo. “Os moradores reclamam que o caminhão do lixo não está adentrando o bairro, eles não sabem aonde que eles têm que jogar o lixo”, comentou. Também citou o problema da falta de retirada de entulho nas ruas desse bairro novo, o que ocorre desde o ano passado. Ele alertou que essa situação pode auxiliar para a formação de enchentes e para a proliferação do mosquito da dengue.

O vídeo da 9ª Sessão Ordinária da Câmara Jovem está disponível no site, no YouTube e no Facebook da Câmara.

 

 

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA




Publicado em: 30/01/2024 16:05:44

Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA