Fevereiro é o Mês de Conscientização sobre uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, também conhecido como Fevereiro Laranja. A campanha é fruto da Lei Municipal nº 5.514/2022, de autoria da vereadora Maria do Socorro Paiva de Souza (DEM). Por este motivo, a Câmara Municipal de Araras está com a iluminação da sua fachada com a cor laranja.
A proposta do Fevereiro Laranja é desenvolver ações de prevenção e conscientização, como a promoção de palestras em toda a rede de ensino, reuniões, eventos esportivos, atividades educativas e culturais.
Vale salientar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou drogas ilícitas é uma doença.
O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack é cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações de todo o mundo, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.
Inclusive, no Brasil, o dia 20 de fevereiro é reconhecido como o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo.
Leucemia
O Fevereiro Laranja também é voltado para a conscientização para o diagnóstico e tratamento da leucemia.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 11.540 novos casos de leucemia são esperados para cada ano do triênio 2023-2025 --- um risco estimado de 5,90 novos casos a cada 100 mil homens e 4,78 a cada 100 mil mulheres.
O estado de São Paulo conta com duas leis específicas quanto à conscientização sobre leucemia e doação de medula óssea.
A primeira é a Lei nº 17.207/2019, dedicada à elaboração de ações de conscientização para o diagnóstico precoce e tratamento da leucemia, ressaltando a importância da doação de medula óssea.
A segunda é a Lei nº 16.790/2018, que institui o Sistema Paulista de Cadastro e Doação de Medula Óssea para a gestão, coleta, cadastro, processamento, estocagem, transplante, e proteção ao doador e receptor de medula óssea no Estado.
No município de Araras, o Projeto de Lei nº 160/2023, de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSDB), institui o “Fevereiro Laranja” como o mês de conscientização da leucemia na cidade. Ele será votado na 2ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras, que será realizada na noite desta quinta-feira (15).
Guilherme Hansen
Jornalista/CMA
Publicado em: 15/02/2024 10:07:55
Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA