Câmara Municipal de Araras conta com tradução simultânea de Libras

A Câmara Municipal de Araras conta com tradução simultânea da Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos trabalhos parlamentares, a fim de garantir o direito à inclusão às pessoas com deficiência auditiva.

Desde 2015, o Poder Legislativo conta com intérpretes de Libras nas sessões ordinárias. A partir de 2023, com o Projeto de Resolução nº 4/2023, de autoria dos vereadores Rodrigo Soares (MDB), Regina Corrochel (PP), Elaine Brambilla (PSD) e a presidente da Câmara, Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD), na 12ª Sessão Ordinária daquele ano, foi aprovado o uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras na Casa, assim como o trabalho de tradução simultânea nas demais sessões e eventos legislativos.

O projeto em questão foi aprovado justamente no Dia Nacional da Libras (Língua Brasileira de Sinais), comemorado todo dia 24 de abril, com a intenção de assegurar às pessoas com deficiência auditiva o direito à inclusão, à comunicação e à informação por meio da tradução simultânea, por intérpretes do Sistema de Libras.

Guilherme Hansen

Jornalista/CMA