Empresas não comparecem à licitação para a reforma do telhado da Câmara

O processo de licitação para reforma do telhado do prédio da Câmara Municipal de Araras, que hoje teria o ato de abertura de envelopes das empresas convidadas, não registrou a participação de nenhuma empresa interessada, o que em termos técnicos a situação é classificada como “licitação deserta”.
A abertura dos envelopes referente ao Convite nº 007/09 estava marcada para esta segunda-feira, dia 7, até as 14 horas, na Sala da Diretoria Administrativa-financeira da Câmara, com a participação da Comissão Permanente de Licitações da Casa. Para surpresa dos presentes, não houve interessados, embora tenham sido convidadas para o certame três empresas, a saber: a Consigma Engenharia e Construções Ltda., a Granziol Engenharia e Construções Ltda. e a Engecom – Edmilson de Souza & Cia, todas empresas com base em Araras.
Segundo a presidente da Comissão de Licitação, Kelly Christina Fumian e os membros presentes Nivaldo Ziani e Daiane Pires de Andrade, a licitação foi declarada “deserta”, sendo a situação levada ao conhecimento do presidente da Câmara, o vereador Derci Agemir Tófolo, para que fossem tomadas as devidas providências.
Diante desta situação, considerada inédita pelos integrantes da comissão,  e por iniciativa do presidente da Casa, novos convites deverão ser enviados amanhã, dia 08, começando – a partir desta data – a contar novamente o prazo do processo. A previsão é que até o dia 15 de dezembro seja promovido novo ato de abertura de envelopes (propostas), mas ainda não há data definida.
Segundo o funcionário Nivaldo Ziani, que há mais de 10 anos contribui com organização dos processos de licitação da Câmara, nunca houve este tipo de deserção. É ele também que explica que outras empresas, além das três convidadas podem participar da licitação, desde que já sejam cadastradas na Prefeitura Municipal de Araras e compareçam perante a Comissão de Licitação 24 horas antes da abertura dos envelopes. “Estas empresas não podem ter restrições de INSS, FGTS e outras obrigações. Enfim, os participantes devem estar em dia com suas obrigações fiscais e trabalhistas.

Publicado em: 07/12/2009 18:02:00