Notícias da Câmara

Comissão de fiscalização preventiva de maus-tratos divulga relatório sobre a Festa do Peão

Na 31ª Sessão Ordinária, realizada em 2 de setembro, o vereador José Roberto Apolari (MDB) apresentou o Relatório Final da Comissão de Assuntos Relevantes para Fiscalização Preventiva de Maus-Tratos aos Animais utilizados no Rodeio da Festa do Peão de Araras 2024, realizado entre os dias 14 e 17 de agosto de 2024.

A comissão não constatou nenhum ato grave de maus-tratos físicos intencionais aos animais. De acordo com o relatório, ocorreram “pequenos fatos isolados, mas nada que comprovasse maus-tratos”.

Apesar de a comissão não constatar maus-tratos físicos intencionais no evento, no relatório foi considerada a “exceção dos costumeiros maus-tratos psicológicos, em virtude do estresse físico e psicológico que os animais se submetem, conforme já comprovado cientificamente”.

Os integrantes da comissão, José Roberto Apolari (Presidente), Rodrigo Soares (MDB) e Márcio Tonissi (Podemos), fizeram a fiscalização no local durante os quatro dias em que ocorreu o rodeio na Festa do Peão de Araras, acompanhando os procedimentos e cuidados com os animais, nas provas de rodeio, nas provas de tambores e em outras apresentações envolvendo animais.

A comissão da Câmara Municipal nomeou a médica veterinária Dra. Aline Volpi para atuar como responsável técnica pela fiscalização.

Segundo o relatório, a equipe fiscalizou a infraestrutura, os equipamentos de montaria, o ambiente e todos os aspectos que poderiam influenciar na saúde e no bem-estar dos animais. As constatações foram registradas por meio de anotações, fotos e vídeos.

“Um dos fatos isolados ocorridos envolveu o bem-estar dos equinos nas provas de tambores na noite de sexta-feira (dia 16/08), quando foi constatado um curto circuito na porteira que dá acesso à arena, exclusivo para esses competidores. Já os bois do rodeio não tinham acesso a essa porteira. Esse incidente ocasionava um pequeno choque elétrico nos equinos que passaram pela porteira. Nossa Comissão estava presente e constatou o fato, ocasionando o cancelamento das provas de tambores naquele dia por parte do próprio veterinário da festa. Esse incidente foi resolvido e no dia seguinte ocorreram normalmente as provas com equinos. Outro fato registrado foi a soltura de fogos de artifício, conforme relato anexo da veterinária da Comissão, mesmo com a presença de alguns touros e cavalos atrás do palco.” – Descrição que consta no relatório.

O relatório completo da Comissão de Assuntos Relevantes para Fiscalização Preventiva de Maus-Tratos aos Animais utilizados no rodeio da Festa do Peão de Araras 2024 pode ser conferido no seguinte endereço eletrônico: https://araras.siscam.com.br/Documentos/Documento/166390

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA