Foi aprovado durante a 35ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras, ocorrida no dia 30 de setembro, o Projeto de Lei nº 103/2024, de autoria da vereadora Maria do Socorro Paiva de Souza (PSD). Fica instituído no calendário oficial de eventos de Araras o Dia Municipal da Apraxia de Fala na Infância (AFI).
Este dia deve ser celebrado todos os anos em 14 de maio, data reconhecida internacionalmente como o Dia Mundial de Conscientização da Apraxia de Fala na Infância, e tem como objetivo contribuir para a disseminação de informações sobre a importância do diagnóstico precoce e a adoção de tratamentos adequados.
De acordo com a vereadora que propôs o projeto, a apraxia de fala é um tipo de transtorno motor que afeta a habilidade de sequencializar os movimentos necessários para a produção dos sons da fala.
Ou seja, mesmo que a criança tenha ideia do que quer dizer, ela tem dificuldade em mover os músculos responsáveis pela fala (como língua e mandíbula) para formar sílabas, palavras e frases, o que pode resultar em distorções, omissões ou substituições de sons.
Sendo assim, algumas características observadas em crianças com apraxia de fala são um vocabulário limitado e fala de difícil compreensão.
Guilherme Hansen
Jornalista/CMA
Publicado em: 07/10/2024 12:23:19
Publicado por: João Paulo Rissi - Diretoria de Comunicação CMA