Escola Legislativa realiza workshops de edição de vídeos para redes sociais

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” realizou dois workshops de edição de vídeo para redes sociais, nos dias 3 e 4 de outubro. O palestrante foi o designer, filmaker e diretor de artes, Gabriel Vieira de Paula. Os workshops aconteceram no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”.

O objetivo do workshop foi possibilitar ao público o aprendizado sobre técnicas para criar vídeos profissionais e envolventes para as redes sociais.

O evento foi para o público em geral e também para os servidores públicos da Câmara Municipal de Araras.

De modo dinâmico e interativo, Gabriel ensinou a plateia sobre conceitos de vídeos e de edição que auxiliam na captura do público e no engajamento nas redes sociais. Ele explicou sobre a importância de se criar um gancho inicial atrativo para chamar a atenção das pessoas nos primeiros segundos do vídeo.

Além disso, falou sobre ideias de roteiros para os vídeos, nos quais é indicado conter: contexto – introduzir rapidamente o tema central; desenvolvimento – apresentar conteúdo de forma envolvente; e call to action – incentivar ação no final.

Durante o evento, o palestrante abordou os assuntos:

– Conceitos de edição para redes sociais.

– Interface inicial do aplicativo de edição de vídeos.

– Interface de edição.

– Formato.

– Ajustar cor.

– Sincronizar áudio.

Jumpcut: definição e dicas.

– Adicionar clipes e inserts.

Zoom e pontos de interesse.

– Transições.

– Textos e efeitos.

– Camada de ajuste.

– Música: adicionar e ajustar trilhas sonoras.

– Exportar e usar formatos ideais.

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA