Alguns dias de sol tornaram possível o início da reforma do telhado do prédio da Câmara Municipal de Araras nesta segunda-feira, dia 08 de fevereiro. Sob a responsabilidade da Aracons – Construtora, empresa vencedora da licitação, os serviços visam sanar de uma vez por todas os problemas de infiltração e goteiras que há alguns anos vem causando prejuízos ao prédio tanto do ponto de vista estrutural quanto operacional.
Encoberto por uma laje, o prédio apresenta goteiras em quase todas as salas, situação que deve acabar com a nova cobertura de telha prevista no projeto. Apesar de toda urgência pelos serviços, o início da obra vinha sendo adiado por conta intenso e constante volume de chuvas. Por conta disso, várias repartições do prédio, incluindo o próprio plenário e os gabinetes dos vereadores, encontram-se bastante prejudicados com goteiras.
O problema da laje já foi enfrentado em reformas promovidas anteriormente por outras gestões da Câmara, mas sem resultado. A saída foi mesmo optar por um telhado que proteja toda a superfície das chuvas. O fato é que muitos outros serviços, como pintura e adequações no prédio, dependem desta etapa de reparos no telhado. A estimativa da empresa para conclusão da obra é de 45 dias, podendo ser antecipado ou prorrogado, conforme necessidade.
Antes de iniciar o serviço do telhado, todo um sistema de segurança contra incêndios foi instalado, um item da infra-estrutura que não existia. Agora, tudo deve funcionar dentro dos padrões e normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.