A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” completou um ano de atividades após ser reativada. E para celebrar, a Câmara Municipal de Araras realizou um evento de comemoração e um workshop sobre oratória, na manhã desta sexta-feira (28), no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”.
Este marco representa um ano de atividades, de comprometimento com a educação cidadã, com o fortalecimento da democracia e o engajamento do Poder Legislativo em Araras.
A Escola Legislativa de Araras foi instituída com o objetivo de desempenhar a função de núcleo de estudos, formação, aperfeiçoamento, educação, capacitação e suporte técnico para servidores públicos e sociedade civil.
Compuseram a mesa do evento de comemoração a presidente da Câmara e vereadora Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD), o vice-presidente e vereador Rodrigo Soares (MDB), a vereadora da Câmara Municipal de Cordeirópolis, Neusa Damélio de Moraes (Avante), o vereador da Câmara Municipal de Mococa, Paulo Sérgio Miquelin (PSD), a diretora da Escola Legislativa e da Unidade Legislativa da Câmara Municipal de Araras, Cristiane Tereza Costa, e a pedagoga legislativa da Escola Legislativa, Caroline Mazon Gomes.
Na plateia, além do público em geral, compareceram representantes do Sindicato da Alimentação, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araras, da Auditoria e Processamento em Administração Municipal (Audipam), da Capoterapia de Araras, da Escola Técnica Estadual Prefeito Alberto Feres, da Câmara da Terceira Idade, da Câmara Jovem, da Câmara Mirim, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, do Sindicato da Alimentação, da DLD Log Reverse, do Tiro de Guerra de Araras, da Câmara Municipal de Cordeirópolis e da Câmara Municipal de Mococa. Além disso, também acompanharam on-line as Câmaras de Campinas, Mogi-Guaçu e Hortolândia.
Durante a cerimônia de comemoração de um ano da Escola Legislativa de Araras, a presidente e vereadora Mirian Vanessa explicou que o principal objetivo da Escola é a aproximação da população e dos servidores públicos com o Poder Legislativo. Nesse sentido, ela destacou a importância da participação popular na Câmara, que é a Casa do Povo, a “casa onde a população tem que frequentar”. E, para isso, explicou que são feitas ações da Câmara, principalmente por meio da Escola Legislativa.
Sobre a Escola Legislativa de Araras
No dia 28 de junho de 2023, a Escola Legislativa de Araras foi oficialmente reativada.
Só neste último ano, mais de 50 escolas públicas e privadas de Araras conheceram a Câmara, pelo projeto Câmara Cidadã, totalizando mais de 1.500 alunos.
Além disso, a Escola Legislativa realizou diversos cursos e ministrou palestras, tanto na Câmara quanto em instituições de ensino de Araras e região, com temas de relevância, como assédio, discriminação, cidadania e comunicação pública.
As ações citadas se estendem tanto à comunidade e à sociedade civil, quanto aos servidores da Casa, com intuito de capacitar a todos em seus desafios enfrentados nas vidas profissional e pessoal.
Outra realização da Escola Legislativa nesse período foi retornar os projetos “Câmara Mirim” e “Câmara da Terceira Idade”, além de dar sequência à “Câmara Jovem”, que visam fomentar a participação de crianças, jovens e idosos na política. Esses projetos foram reformulados para que seus participantes pudessem receber capacitações e agregar mais conhecimento em suas reuniões e sessões.
A Câmara Municipal de Araras agradece a todos os envolvidos na criação e no sucesso da Escola Legislativa de Araras: aos vereadores que apoiaram desde o início, aos funcionários que dedicaram tempo e esforço para sua implementação, aos educadores e especialistas que compartilharam seu conhecimento, e, principalmente, aos cidadãos de Araras, que abraçaram essa oportunidade de aprendizado e participação cívica.
Eliane Pessotto
Jornalista/CMA
Publicado em: 28/06/2024 16:44:52
Publicado por: João Paulo Rissi - Diretoria de Comunicação CMA