O vereador Breno Cortella (PT) apresentou ao prefeito Nelson Dimas Brambilla (PT) proposta para implantação de coleta e destinação do óleo comestível usado no município. A indicação foi lida na última sessão da Câmara, dia 1º de março.
Não é a primeira vez que Breno apresenta essa proposta. Anteriormente, o vereador apresentou projeto de lei sobre o tema. O projeto foi aprovado pelos vereadores, mas foi vetado pelo então prefeito Pedrinho Eliseu (DEM) no ano passado.
Breno defende novamente a adoção da medida. “O município tem condições de combinar a coleta de óleo usado com outras coletas que já realiza”, explicou o vereador.
O petista ressalta que o óleo comestível muitas vezes é despejado indevidamente na rede de esgoto ou diretamente no meio ambiente. “A estimativa é que uma gota de óleo é capaz de contaminar mil litros de água e um litro de óleo pode poluir grande área de solo”, aponta Breno.
Segundo a proposta, a gordura vegetal pode ser reaproveitada de diversas formas em biodiesel ou sabão. Para Breno, é de fundamental importância que o município efetue ações que colete e destine esse óleo usado para evitar poluições e ainda possa garantir a possibilidade de geração de renda, com cooperativas ou instituições filantrópicas. “Existem iniciativas espontâneas de coleta de óleo muito positivas que criam consciência ambiental e aproveitamento dessa matéria-prima, mas a prefeitura tem a capacidade de atingir toda a cidade coletando e impedindo despejo indevido”, defende.
Breno lembra que a medida já está prevista no Plano Diretor por dispositivo de emenda de sua própria autoria. “Precisamos efetivar esse artigo, por isso apresentei essa indicação com a expectativa de que possa ser acolhida pelo prefeito”, conclui.