Na 41ª Sessão Ordinária, os vereadores votaram por uma mudança interna nas regras da Câmara Municipal de Araras. A partir de agora, na concessão de títulos de cidadania ararense, cada vereador deverá observar a paridade de gêneros: 50% para homens e 50% para mulheres.
A nova norma foi aprovada por meio do Projeto de Resolução nº 11/2024, de autoria das vereadoras Elaine Maria Ferreira da Silva Brambilla (PSD) e Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD).
Com isso, foi inserido um “Parágrafo Único” no Artigo 5º da Resolução Municipal nº 19, de 27 de setembro de 2005, a qual regulamenta a concessão de Título de Cidadão Ararense.
Na justificativa do projeto é apresentado um dado de uma pesquisa feita recentemente por estudantes de Psicologia da Fundação Hermínio Ometto (FHO), que aponta que a Câmara Municipal de Araras concedeu, ao longo da história, 199 títulos de cidadania ararense, sendo que apenas 37 deles foram concedidos a mulheres. Ou seja, 81% dessas homenagens foram destinadas a homens e 19% a mulheres.
“Eu acho que é um momento oportuno para fazer essa justiça, porque é óbvio que nós temos tantas mulheres que se destacaram, que têm histórias lindíssimas”, explicitou a vereadora Elaine Brambilla, durante a discussão do projeto.
De acordo com a justificativa do projeto, a simbologia da proposta se contextualiza na luta contra a desigualdade de gênero, que ainda é uma realidade em diversos lugares e situações, subestimando as mulheres em diversos aspectos sociais, na vida pessoal, na carreira profissional e no acesso a direitos básicos.
Eliane Pessotto
Jornalista / CMA
Publicado em: 12/11/2024 16:05:18
Publicado por: João Paulo Rissi - Diretoria de Comunicação CMA