Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 171/2024, de autoria da vereadora e presidente da Casa, Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD), sobre a instituição de rodas de conversas para o aprimoramento da educação especial com finalidade de inclusão dos estudantes com deficiência no município. A votação ocorreu nesta segunda-feira (2), durante a 44ª Sessão Ordinária.
A ideia é que sejam admitidas durante a realização das rodas de conversas integradas a participação de famílias e profissionais vinculados ao estabelecimento de ensino, sejam estes pais, familiares, professores e funcionários, bem como profissionais que agreguem conhecimentos e esclarecimentos aos temas debatidos e entidades sociais que se fizerem participar voluntariamente.
As rodas de conversas integradas têm diversas finalidades, entre elas:
- Abordar a problemática da aprendizagem inclusiva e da acessibilidade assegurada no cotidiano escolar.
- Ouvir e encaminhar as preocupações e sugestões dos pais e familiares, pertinentes ao desenvolvimento dos atendimentos educacionais especializados.
- Obter do corpo docente e equipe gestora as informações relacionadas ao planejamento educacional, como os trabalhos realizados, as medidas implementadas e os futuros projetos dirigidos.
- Assegurar a integração de políticas de atendimento entre a sala de aula regular e o atendimento especializado.
- Apontar as deficiências nos trabalhos realizados com os alunos com necessidades especiais.
Eliane Pessotto
Jornalista / CMA
Publicado em: 03/12/2024 11:40:26
Publicado por: João Paulo Rissi - Diretoria de Comunicação CMA