Nos dias 6 e 7 de fevereiro, ocorreu a 2ª edição do Congresso de Comunicação Pública do Sudeste, na Câmara Municipal de Campinas.
O legislativo campineiro sediou esta segunda edição e organizou em conjunto com a Câmara Municipal de Araras, que idealizou a primeira edição em 2024. Também colaboraram na realização a Câmara Municipal de Americana, Câmara Municipal de Itapevi, Associação Brasileira das Televisões e Rádios Legislativas (Astral), Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp) e Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).
Nestes dois dias, foram oito momentos de troca de conhecimentos e debates, que variaram entre palestras, mesas-redondas e workshop. Foram 326 inscritos, de várias Prefeituras e Câmaras do Estado de São Paulo e de outros estados, como Minas Gerais e Rio Grande do Norte.
Reputação digital e gestão de imagem para setor público
Após a abertura do evento, com a presença de autoridades, o jornalista Paulo Silvestre ministrou palestra sobre como uma instituição constrói e mantém a sua reputação em um ambiente digital, além da relação entre órgãos públicos e imprensa.
Mesa-redonda: Assessoria de imprensa para órgãos e agentes públicos
O jornalista da Câmara Municipal de Itapevi, Marcelo Damasceno, mediou o debate sobre o papel da assessoria de imprensa em organizações públicas.
Michel Carvalho, professor doutor e presidente da ABC Pública, e Natália Vale, fundadora da empresa de comunicação Navona, comentaram os desafios que as assessorias de imprensa enfrentam na era digital, e como uma organização pode se posicionar na mídia para divulgar as suas ações para a população de forma eficaz.
Palestra: Comunicação Pública universitária no contexto da desinformação, infodemia e domínio das big techs: desafios e oportunidades para qualificar o debate público
Como último conteúdo da manhã de quinta, a coordenadora da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Universidade Federal do ABC, Mariella Mian, trouxe a oposição entre comunicação pública e comunicação reacionária, ou seja, aquela que colabora para disseminar a desinformação e como as ações produzidas pelas universidades públicas podem ser disseminadas nas redes sociais de forma criativa e que alcance a sociedade.
Palestra: Comunicação estratégica em comunicação pública
O jornalista, autor e Analista de Comunicação na Embrapa, Jorge Duarte, trouxe o que é a comunicação estratégica e as vantagens de utilizar este modelo de trabalho nas organizações, em vez do uso da comunicação operacional.
Palestra: Linguagem simples: estratégias para uma comunicação eficiente no serviço público
Como última palestra da quinta-feira, o Assistente Técnico de Pesquisa da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, Thiago Pinheiro Rosa, explicou o que é linguagem simples e como os órgãos públicos podem aplicar este conceito a partir de objetivos e planos de ações.
Mesa-redonda: Conteúdo para TV pública: além da cobertura legislativa
Na sexta-feira (7), a programação começou com uma mesa-redonda sobre os conteúdos que podem ser vinculados em uma TV pública, muito além da cobertura dos acontecimentos do legislativo.
Os participantes foram Dário Carvalho e Mirna Abreu, da TV Câmara de Campinas, Flávio Corrêa, da TV Câmara Distrital, e o presidente da Astral, Gerson de Castro, foram mediados por Vinicios Franzoni, diretor de comunicação da Câmara Municipal de Araras. Eles discutiram como uma televisão legislativa pode promover a transparência ao mesmo tempo que se oferecem conteúdos atrativos aos telespectadores, que aproximam a comunidade do Poder Público.
Palestra: Contratação de agência de publicidade: desafios e barreiras
Em continuidade aos eventos, um debate sobre a contratação de agências de publicidade por órgãos públicos. Maurício Vargas, que é Coordenador de Comunicação da Câmara Municipal de Americana, comentou sobre a importância da publicidade institucional, além de normas legais e técnicas que devem ser consideradas pelos órgãos públicos na hora de contratar os serviços de uma agência publicitária.
Workshop: Experiência do usuário (UX): o que é, como aplicar e ganhos esperados
Na parte da tarde, a gerente de UX do Serasa Experian, Viviane Delvequio, comandou um workshop sobre experiência do usuário (UX) em órgãos públicos. Ela apresentou o conceito, a sua importância para o cotidiano, além de metodologias que podem ser aplicadas em benefício das pessoas.
Guilherme Hansen
Jornalista/CMA
Publicado em: 10/02/2025 11:22:00
Publicado por: Vinícios Franzoni - Diretoria de Comunicação CMA