Notícias



Câmara Jovem 2006 realiza amanhã 1ª reunião



Publicado por: Imprensa


Os novos 11 vereadores jovens que integram a 5ª Legislatura da Câmara Jovem de Araras se encontram nesta terça-feira para a 1ª reunião ordinária. A sessão acontece às 15 horas, no Plenário “Bruno Moisés Batistella”, na Câmara Municipal de Araras.
Durante a reunião o vereador da Câmara Municipal de Araras, Marcelo de Oliveira (PMDB), a convite do presidente jovem Mário Corrochel Neto, vai utilizar a Tribuna Livre para falar sobre o trabalho do vereador, suas competências e obrigações perante à comunidade.
Na atual Legislatura apenas dois vereadores jovens participaram dos trabalhos no ano anterior, o presidente Mário Corrochel Neto, reeleito para o cargo, e Leonardo Cerbi, que agora assume a vice-presidência.
O projeto Câmara Jovem foi criado pelo vereador Irineu Norival Maretto (PMDB) quando ele também exercia a presidência na Legislatura passada e destina-se aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio com o objetivo de esclarecer os estudantes sobre os procedimentos usados para a elaboração de uma lei sobre a fiscalização do município.
Na ocasião, Maretto lembrou de seu próprio início na política. Com apenas 19 anos de idade já era vereador. “Senti algumas dificuldades no início do mandato, em meio a políticos experientes. Passei bom tempo ouvindo mais e falando menos, sem produzir muito. Desde então veio a idéia de criar uma Câmara para jovens que funcionasse como uma espécie de escola político administrativo”.
Na prática, a Câmara Jovem segue os mesmos moldes da Câmara oficial, com vereadores eleitos, sessões ordinárias e possibilidade de elaboração de indicações e moções. Os jovens vereadores só não podem interferir na legislação municipal através de votações, mas podem indicar ao Executivo e à própria Câmara a criação de leis que possam vir a beneficiar o município. O mandato é pelo prazo de um ano com dois recessos que devem coincidir com as férias escolares.
O projeto foi inspirado no Parlamento Jovem Paulista e no caso de Araras as escolas estaduais ou de ensino privado, e entidades participantes, indicam três jovens, sendo um titular e dois suplentes. A forma de escolha dentro da unidade de ensino fica a critério de cada escola e o número de vereadores deve ser sempre igual ao número de Vereadores da Câmara Municipal de Araras.
O projeto poderá ser dissolvido caso a Câmara oficial julgue, por dois terços dos seus membros que os ideais foram desvirtuados, deixando de cumprir seus objetivos.
 
Presidente
Reeleito, Mário Corrochel Neto quer fazer com que essa Legislatura seja bem mais participativa que as anteriores. Ao defender essa posição ele se baseia no aprendizado como presidente da 4ª Legislatura. “Meu maior plano é envolver os jovens nas tomadas de decisões para o bem estar dos munícipes. Acredito na força deles! O exercício da cidadania se fará presente e as ações coletivas estarão estampadas em cada gesto, em prol de uma Araras cada vez melhor”, reflete.
Segundo ele, é preciso enfatizar as ações dos vereadores questões de interesse público. “Gostaria que todos se empenhassem com muito dinamismo , força de vontade , para que a Câmara Jovem seja um caminho para grandes realizações”, completa.
Estudante da 3ª série do Ensino Médio, no Colégio Anglo, Mário vê a Câmara Jovem como uma escola onde a maior lição é de cidadania. O vereador revela que aprendeu a ser vereador, tomou conhecimento sobre o funcionamento da Câmara Municipal, desde a elaboração de pautas até de um projeto de lei. “Enfatizo que neste aprendizado o respeito à hierarquia foi outra lição assimilada por todos os jovens vereadores”.
Durante o ano passado muitos foram os momentos em que os vereadores oficiais participaram ativamente das atividades feitas pelos vereadores jovens, e a expectativa dos novos empossados é que esse apoio continue. “Acredito que todos devam admirar, incentivar e apoiar este projeto, pois os vereadores lutam especialmente pelas causas públicas e nós estamos para somar , em busca deste objetivo”, conclui Mário.
 
Câmara Jovem – 5ª Legislatura
  • Bruno César Roza – Escola Vicente Ferreira dos Santos
  • Fábio Gonçalves de Oliveira – Escola Técnica Alberto Feres
  • Fernanda Aleixo dos Santos – Escola Carlota de Souza Rodini
  • Leandro Eduardo Cerbi – Escola Técnica de Comércio de Araras
  • Leonardo Lourenço Faraco – Colégio COC
  • Lucas Roberto da Silva – Escola Dr. Cesário Coimbra
  • Mariana Aparecida da Costa – Escola Yolanda Salles Cabianca
  • Mário Corrochel Neto – Colégio Anglo
  • Monalisa Cardoso dos Santos – Aehda
  • Raquel Cristina Abdalla Chiaradia – Insa
  • Vanessa Teodoro da Silva – Escola Judith Ferrão Legaspe


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Mesa Diretora da Câmara Jovem é 100% feminina

25 de abril de 2024

Durante a capacitação dos integrantes da nova legislatura da Câmara Jovem, realizada neste sábado (20), os vereadores jovens votaram a formação da Mesa Diretora. O diferencial é que, desta vez, a M...



Câmara homenageia cinco escoteiros

25 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou a solenidade de entrega do Diploma de Mérito Escoteiro, que homenageou cinco integrantes do Grupo Escoteiro Arara Azul. O evento ocorreu nesta quarta-feira (24...



EMEF Profª Adalgisa participa do projeto Câmara Cidadã

25 de abril de 2024

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu, nesta quarta-feira (24), a visita de 43 alunos do 8º ano da EMEF Profª Adalgisa Perim Balestro Franzini, que participaram...



Novos vereadores da Câmara Jovem são instruídos em capacitação

25 de abril de 2024

Os novos vereadores jovens participaram de uma capacitação na manhã do último sábado (20), na Câmara Municipal de Araras. O objetivo foi instruí-los sobre os deveres do vereador jovem e as funções...



Título Policial Destaque é entregue aos homenageados

24 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou o Ato Solene de entrega do título “Policial Destaque” nesta segunda-feira (22), durante a 12ª Sessão Ordinária. Os homenageados foram o escrivão de polícia, Na...



Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

23 de abril de 2024

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder Executivo, que altera a redação da lei que criou o Conselho Municipal de Partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!