Notícias



Afrodescendentes são homenageados pelo Dia da Consciência Negra



Publicado por: Imprensa


Sete afrodescendentes receberam diplomas do Poder Legislativo durante Sessão Solene da Câmara Municipal de Araras em comemoração ao Dia da Consciência Negra, de acordo com a Resolução nº 08/2010, como reconhecimento por seus destaques nas diversas áreas em que atuam na comunidade. A cerimônia foi realizada na noite de terça-feira (17).

A sessão aconteceu no Plenário "Vereador Bruno Moysés Batistela", em antecipação ao feriado de 20 de novembro, no qual que se celebra a Consciência Negra, sendo presidida pelo vereador e vice-presidente da Casa, Marcelo de Oliveira (PRB). O prefeito Nelson Dimas Brambilla foi representado pelo vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti.

Na abertura, o presidente da sessão falou sobre o objetivo da cerimônia, realizada anualmente. "A Câmara Municipal reconhece e valoriza a contribuição dos afrodescendentes na formação da sociedade brasileira, em seus diferentes níveis, e a sua inegável importância para a constituição de uma cultura genuinamente nacional".

Os diplomas foram entregues aos homenageados pelos vereadores proponentes: Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) para o representante comercial do Grupo Opinião, Ednei Aparecido Venâncio; Breno Zanoni Cortella (PT) para o diretor da Ouvidoria Municipal Valdemir Gomes – Mami; Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS) para a técnica de pessoal do Setor Administrativo da Secretaria Municipal da Saúde, Tânia Aparecida de Souza; Erinson Mercatelli (PSB) para o radiologista Alexandre de Oliveira Campos; Francisco Nucci Neto (PMDB) para a auxiliar de enfermagem Maria Eugênia da Silva; e Valdevir Carlos Anadão – Professor Dê (PT) para o guarda municipal e presidente do Sindsepa (Sindicato dos Servidores Púbicos Municipais de Araras) José Raul dos Santos. O ex-vereador Mami, que inclusive é proponente da homenagem durante a legislatura 2008/2012, também compôs a mesa durante o evento.

O vereador Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT) e o homenageado indicado por ele, o esportista Rodrigo Rodrigues de Souza – Ninho, não puderam comparecer à solenidade.

 

Ontem e hoje

 

Dois dos vereadores, Breno Zanoni Cortella e Erinson Mercatelli, lembraram em seus pronunciamentos um fato histórico que liga a Câmara de Araras à questão dos direitos dos afrodescendentes. "Em 8 de abril de 1888, portanto, um mês antes da assinatura da Lei Áurea, esta Casa legislativa realizou uma Sessão Solene na qual foi declarada extinta a escravidão no município. Assim sendo, considero realmente necessário que celebremos o Dia da Consciência Negra, tendo em vista o ocorrido aqui no passado", salientou Breno.

Os homenageados ocuparam a tribuna da casa para fazer seus agradecimentos. "Devo dizer que não é fácil ser negro no Brasil. O racismo ainda existe. Mas deve ser usado como força para mudarmos nossa realidade", disse o radiologista Alexandre de Oliveira Campos.

Ao falar em nome do Poder Executivo, o vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti lembrou nomes de personalidades afrodescendentes que tiveram papel social relevante. "Olhando para a história, vemos que o Brasil tem sim uma dívida para com a raça africana".


Publicado em: 18 de novembro de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!