Notícias



Câmara aprova auxilio financeiro para profissionais do "Mais Médicos"



Publicado por: Imprensa


A Câmara Municipal aprovou na 4ª Sessão Extraordinária, realizada na segunda-feira (5), o projeto de lei do Executivo que autoriza o pagamento de auxílio financeiro para custeio de moradia, alimentação e transporte do Programa “Mais Médicos”. O valor do auxílio financeiro que será concedido aos profissionais será de R$ 2.500,00.

Segundo justificativa apresentada pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla, com a vinda de médicos estrangeiros para atuar na atenção básica do município, há necessidade de assegurar, em contrapartida, o pagamento de auxílio financeiro, para custeio de moradia, alimentação e transporte aos profissionais do programa.

A Prefeitura de Araras aderiu no início do mês de abril ao programa “Mais Médicos” do Governo Federal.   Foram direcionados para o município até o momento três profissionais de Cuba.  De acordo com a Prefeitura, outros dois profissionais devem chegar à cidade nos próximos dias, com a finalidade de reforçar o atendimento básico na rede municipal de saúde.

Durante a discussão do projeto os parlamentares manifestaram suas opiniões sobre o projeto. O vereador Marcelo de Oliveira (PRB) declarou seu apoio ao projeto. “São muito bem vindos esses médicos que irão melhorar a vida da população”, disse. 

O vereador Valdevir Carlos Anadão – Professor Dê (PT) destacou a competência dos médicos de Cuba e lembrou que o PSF (Programa de Saúde da Família), implantado em Araras, foi criado pela médica cubana Drª. Yone Sanches.

O vereador Carlos José da Silva Nascimento - Zé Bedé (PT) falou sobre o investimento na saúde pública. “A população ganhou com o projeto, pois os profissionais estão preparados”, frisou.

A vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) manifestou-se favorável ao projeto, entretanto ressaltou que os problemas da Saúde não são somente pela falta de médicos, mas de equipamentos e materiais.

O vereador Francisco Nucci Neto (PMDB) comentou que para atrair os médicos é necessário dar condições de trabalho e que o problema da Saúde é muito mais amplo. “Não é só a questão de salário, os médicos precisam de equipamentos, materiais de trabalho. O SUS precisa criar um programa que incentive a formação e aprimoramento dos médicos. Espero que os médicos cubanos ajudem a desafogar o pronto socorro para dar atendimento de urgência para quem precisa”, falou.

O vereador Mário Corrochel Neto - Bonezinho (PP) afirmou que a vinda dos médicos cubanos não vai resolver todos os problemas da Saúde. “Falta gestão e planejamento na Saúde. Muitos casos de falta de medicamentos e materiais se deve a falta de planejamento”, disse o vereador questionando ainda o salario dos médicos cubanos e as condições oferecidas.

O vereador Eder Muller (PROS) sugeriu a vinda de mais médicos cubanos para cidade. “A Administração está tentando melhorar a Saúde e o atendimento na cidade. O concurso do município para médicos está aberto, mas se precisar podemos chamar mais médicos cubanos”, completou.

O vereador Eduardo Elias Dias - Du Segurança (PP) citou que a população faz inúmeras reclamações. “Precisa dar condições para o médico trabalhar, precisa de mais médicos e mais medicamentos”, declarou.   

Após a votação do projeto os vereadores fizeram declaração de voto e reafirmaram suas posições sobre o projeto. Aprovado por unanimidade o projeto será remetido ao prefeito Nelson Dimas Brambilla para sanção e promulgação ou veto.

 


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!