Notícias



Câmara institui a “Semana de Conscientização, Combate e Prevenção à Meningite e Encefalite Viral” em Araras

O projeto visa desenvolver ações de conscientização, orientação e prevenção entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA


Os vereadores aprovaram por unanimidade, na noite da última segunda-feira (4), o projeto de lei de autoria da vereadora Deise Aparecida Olimpio de Oliveira (PSC), que institui em Araras a “Semana de Conscientização, Combate e Prevenção à Meningite e Encefalite Viral no Município de Araras”.

De acordo com a lei, fica a Secretaria Municipal de Saúde de Araras responsável por promover entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro, a distribuição de material informativo da doença, bem como a realização de palestras, seminários e workshops com profissionais que trabalham na área da Saúde de Araras.

Também neste período, as escolas da rede pública e privada deverão realizar inúmeras atividades culturais voltadas à divulgação das causas e das providências a serem tomadas em caso de suspeita das doenças.

A autora da proposta, a vereadora Deise Olímpio explica a importância do projeto. “Este projeto visa desenvolver ações de conscientização, orientação e prevenção sobre a meningite e a encefalite viral no nosso município”, disse.

O que é meningite     

A doença Meningocócica Invasiva (DMI) é causada pela bactéria Neisseria meningitidis, que possui 12 soros de grupos diferentes. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2017, foram notificados 1.052 casos de doença meningocócica no país, sendo que as regiões Sudeste (563 casos) e Sul (215 casos) apresentaram os maiores números de notificações.

A doença meningocócica preocupa, pois pode levar a óbito, em média, uma pessoa a cada oito minutos no mundo morre vítima da doença. Estima-se que há pelo menos 500 mil casos da doença meningocócica por ano no mundo, com um total de 50 mil óbitos anualmente.

Geralmente a doença se manifesta como meningite, que é uma infecção das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Uma outra forma mais grave da doença é uma infecção do sangue, chamada de meningococcemia. Ambas podem ocorrer concomitantemente. 

Prevenção

A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença. A vacina para os sorogrupos A, C, W e Y pode ser utilizada a partir dos 2 meses de idade e, também, para adolescentes e adultos. Já a vacina para a proteção contra a doença meningocócica causada pelo meningococo B é indicada para indivíduos dos dois meses aos 50 anos de idade. Outras formas de prevenção são evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados e limpos.

Sintomas e Diagnóstico

Os sinais e sintomas iniciais da doença meningocócica — incluindo febre, irritabilidade, dor de cabeça, perda de apetite, náusea e vômito — podem ser confundidas com outras doenças infecciosas. O paciente pode apresentar manchas arroxeadas na pele, rigidez na nuca e sensibilidade à luz. Após 15 horas, o quadro geralmente evolui para confusão mental, convulsão, sepse e choque, falência múltipla de órgãos e risco de morte. Essa rápida evolução e início abrupto, pode levar ao óbito em menos de 24 a 48 horas. Por isso, a importância da prevenção da doença.

 


Publicado em: 05 de novembro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!