Notícias



Comissão de Assunto Relevante para debater e fiscalizar a saúde é aprovada



Publicado por: Imprensa


Os membros da comissão ainda serão nomeados por Ato da Presidência da Câmara

Depois de um amplo debate, os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução que cria a Comissão de Assunto Relevante, com o objetivo de fiscalizar e debater com a comunidade local a questão da saúde pública no município. A votação foi realizada durante a 37ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras, realizada na última segunda-feira (15/10).  

Por sua relevância, o assunto foi tão discutido que tornou necessária a prorrogação do horário da sessão, que terminou mais de meia noite, só para concluir a votação da propositura.

O projeto é de autoria dos vereadores Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), Eder Donizeti Muller (PROS), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS) e da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB). De acordo com emenda aprovada, o número de membros da comissão, com prazo de 90 dias de funcionamento, podendo ser prorrogado por igual período, passou de quatro para cinco.

A decisão de criar a comissão surgiu do consenso destes vereadores após discutir e concluírem pela necessidade de um grupo de trabalho dentro do Legislativo especialmente voltado à Saúde. Segundo os proponentes, a motivação para o desenvolvimento deste trabalho é o grande número de demandas da área da Saúde que chegam a seus gabinetes e possivelmente dos demais vereadores.

Também por consenso, o vereador Bonezinho foi indicado para presidir a comissão, contando com o apoio dos demais autores em todas as ações que serão desenvolvidas a partir da promulgação do projeto, mesmo que nem todos sejam indicados para compô-la. Isto porque após a aprovação do projeto, o presidente da Câmara, vereador Breno Zanoni Cortella,  determinou que os interessados em fazer parte da comissão deverão manifestar por meio de ofício esta disposição. Isto significa que mesmo havendo o interesse dos quatro vereadores que propuseram de fazerem parte da mesma, a nomeação dos demais edis, além do presidente que está garantida, é determinada por Ato da Presidência da Câmara.

Sobre a comissão vale ressaltar ainda que ela visa entre outros objetivos, acompanhar e fiscalizar as ações que se referem aos atendimentos, verbas estaduais, federais e municipais, bem como, o posicionamento da Câmara em relação ao assunto em razão da reconhecida relevância social.

Para os autores, o objetivo é também acompanhar e fiscalizar a atuação da Secretaria Municipal da Saúde, elucidando os munícipes sobre os atendimentos, agendamentos de exames, tempo de espera e atendimento de qualidade dos Prontos Socorros, além dos seus andamentos.

A proposta é, enfim, traçar uma radiografia da questão no município, bem como propor alternativas e soluções para uma evolução no quadro existente, visando de forma gradativa um tratamento cada vez mais digno à população de Araras.

Os vereadores que propuseram a comissão estão empenhados em realizar de forma programada e não programada (de forma surpresa) visitas a instituições e unidades da rede municipal de saúde. Pretendem também promover reuniões com dirigentes e agentes da área e convocar audiência pública para discussão do tema com a população, visando a elaboração do relatório final.

Ao tomarem esta atitude, os vereadores Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), Eder Donizeti Muller (PROS), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS) e a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) reiteram que não têm a pretensão de solucionar os problemas da saúde, o que seria humanamente impossível, mas contribuir para que o atendimento seja melhor e mais eficiente. “Muitos consideram que o atendimento em saúde de Araras é melhor que em munícipios vizinhos e outros tantos espalhados pelo Brasil, mas o fato é que moramos aqui e se desejamos qualidade de vida para a população devemos buscar comparações com o que há de melhor e nunca o pior que existe, concluem.

 

Texto: Duda Gonçalves, chefe de gabinete do vereador Du Segurança

Foto: Thiago Marquezin – Assessor da Vereadora Anete dos Santos Casagrande 


Publicado em: 15 de outubro de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Nota de esclarecimento sobre problemas técnicos na Câmara Municipal

20 de maio de 2024

Na tarde desta segunda-feira (20), a Câmara Municipal de Araras passou por problemas técnicos em sua rede de transmissão, rede de sistema e conexão de internet. O problema já foi resolvido, porém a...



Pauta 16ª Sessão Ordinária 20/05/2024

20 de maio de 2024

https://www.araras.sp.leg.br/Arquivos/Downloads/79e87c56-9150-4c13-b728-e8cb3137bad0.pdf



Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!