Notícias



Fundo Municipal de Cultura é aprovado na Câmara com 7 votos



Publicado por: Imprensa


Antes da decisão favorável projeto teve pedidos de vistas e de adiamento da votação rejeitados
 
            Com 7 votos favoráveis e 4 votos contrários, a Câmara Municipal aprovou ontem o projeto de lei nº 42/11 que cria o Fundo Municipal de Cultura no Município de Araras. Votaram favoráveis ao projeto os vereadores Breno Cortella (PT), Carlos José da Silva Nascimento-Zé Bedé (PT), Magda Celidório (DEM), Eder Muller (PSDC), Erinson Mercatelli (PSB), Valdemir Gomes-Mami (PT) e o presidente da Casa Irineu Norival Maretto (PMDB). Contrário ao projeto foram os votos dos vereadores Eduardo de Moraes (PP), Marcelo Fachini (PMDB), Derci Tófolo (DEM) e José Roberto Rimério-Miqueira (PTB).
            O objetivo da aprovação do projeto é a criação de um mecanismo de política pública que proporciona ao município recebimento de doações para financiamento de projetos culturais em Araras, além de financiamento para restaurações e implantação de museus públicos, casas de memória, espaços culturais e centros de fomento e capacitação à cultura e acervos municipais de patrimônio histórico-cultural em nossa cidade.
A administração do Fundo ficará a cargo da Secretaria Municipal da Fazenda, e terá um Plano de Ação, que será regido por um Conselho Gestor, com atribuições regulamentadas por Decreto.
Vinculado diretamente à Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania, constituirão receitas do Fundo Municipal de Cultura (FMC) recursos provenientes de convênios firmados com órgãos e instituições públicas e privadas, dotação orçamentária do município e recursos adicionais estabelecidos por lei, doações, auxílio, contribuições e subvenções de entidades nacionais e internacionais de organizações governamentais ou não, recursos oriundos de obrigações legais de terceiros na implantação e execução de projetos, além de outras receitas legalmente instituídas e destinadas ao Fundo.
 
Vista e adiamento rejeitados
Antes da decisão favorável, o projeto de lei para criação do FMC teve pedidos de vistas e de adiamento da votação rejeitados. O vereador Eduardo de Moraes ocupou a tribuna para informar que deveria ser criado um Conselho Municipal de Cultura para administrar os recursos, que não podem ser geridos e fiscalizados ao mesmo tempo pelo Fundo. O edil vai encaminhar ofício ao Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) para verificar se há inconstitucionalidade no projeto.
Após a palavra de Moraes, o vereador Miqueira pediu vistas do projeto, que foi rejeitado por 6 votos contrários dos vereadores Breno, Zé Bedé, Magda, Muller, Erinson e Mami, e 5 votos favoráveis dos edis Eduardo, Marcelo, Derci, Miqueira e Maretto.
Com a justificativa de ter um prazo maior para estudar o projeto de criação do FMC, o vereador Derci Tófolo pediu adiamento da votação, que foi rejeitado pelos 6 vereadores Breno, Zé Bedé, Magda, Muller, Erinson e Mami, e 5 votos favoráveis de Eduardo, Marcelo, Derci, Miqueira e Maretto.
 
FOTO
CREDITO: Aryana Storoli/CMA
LEGENDA: Votação para criação do Fundo Municipal de Cultura na Câmara ontem à noite
 
 
Renata Pinarelli
Diretora de Comunicação/CMA


Publicado em: 23 de agosto de 2011

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!