Notícias



Manoel Silva se desliga da Comissão de Obras e Saúde



Publicado por: Imprensa


O vereador Manoel Silva de Oliveira (PPS) apresentou nesta semana seu pedido de renúncia da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Educação, Saúde, Assistência Social, Juventude, Agricultura e Ecologia. Ele tinha sido nomeado para integrar esta comissão na primeira sessão ordinária deste ano, conforme determinar o Regimento Interno da Câmara.
Na ocasião também foram indicados os vereadores Breno Zanoni Cortella (PT) e Caio Assumpção, que estava sem partido. No entanto o vereador Caio renunciou ao mandato, assumindo seu suplente, Erinson Mercatelli (PMDB), que agora preside a comissão.
A Câmara de Araras possui três Comissões Permanentes. De acordo com o Capítulo 2º do Regimento Interno, elas têm como objetivo estudar os assuntos submetidos ao seu exame e apresentar um parecer sobre eles. Seus membros são nomeados pelo presidente da Câmara, por indicação dos líderes de bancada, para um período de dois anos, observada sempre a representação proporcional partidária, logo, não poderá ter mais de um vereador do mesmo partido em uma comissão, da mesma forma que o mesmo vereador não poderá participar de mais de uma comissão.
Quase sempre o trabalho é examinar projetos de lei, encaminhadas pelo Executivo ou pelos Vereadores e, se for o caso, de iniciativa popular. Estudam, pesquisam, investigam, ouvem representantes da comunidade sobre o interesse daquela matéria apresentada; examinam se ela é constitucional ou não; examinam se contraria ou não leis superiores. Tanto no aspecto legal quanto no mérito, as Comissões elaboram os pareceres, manifestando o que pode ser alterado, se deve ser alterado, se o projeto pode ser aprovado ou não. O parecer da Comissão serve de base para a discussão dos projetos em Plenário.
Como o vereador Walter Alves de Oliveira (PPS) optou por não participar de nenhuma comissão, e com a renúncia de Manoel Silva de Oliveira, que atualmente também é o “líder” do prefeito Luiz Carlos Meneghetti na Câmara, não há número suficiente para preencher a vaga deixada por Manoel.
Em casos como este o Regimento Interno determina que para cada parecer o presidente nomeie um vereador “ad hoc”, ou seja, para o momento. Na sessão de segunda-feira Miqueira havia sinalizado que por se tratar de uma comissão que envolve o tema saúde o mais cotado para assumir quando necessário é o vereador Romildo Benedito Borelli – Baino da Farmácia (PTB).
Ainda segundo o Regimento Interno, o Vereador que se recusar a participar das Comissões Permanentes, ou for renunciante ou destituído de qualquer delas, não poderá ser nomeado para integrar Comissão de Representação da Câmara, no período de sua Legislatura.
A Comissão de Obras, Serviços Públicos, Educação, Saúde, Assistência Social, Juventude, Agricultura e Ecologia trata dos assuntos relacionados à realização de obras e execução dos serviços públicos em geral; também tem a missão de examinar os processos referentes à educação. A preservação e assistência social, em especial o Sistema Municipal de Ensino, a concessão de bolsas de estudos, os programas de merenda escolar, o Sistema Único de Saúde e Seguridade Social, a vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional, segurança e saúde do trabalhador, programas de proteção ao idoso, à mulher, à criança, ao adolescente e ao portador de deficiência; ainda emite parecer sobre os processos referentes à agricultura, meio ambiente, fauna, flora, recursos naturais, saneamento, poluição, contaminação, radiação, ou qualquer outro que possa comprometer o equilíbrio ecológico ou a degradação ambiental.


Publicado em: 14 de março de 2007

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Mesa Diretora da Câmara Jovem é 100% feminina

25 de abril de 2024

Durante a capacitação dos integrantes da nova legislatura da Câmara Jovem, realizada neste sábado (20), os vereadores jovens votaram a formação da Mesa Diretora. O diferencial é que, desta vez, a M...



Câmara homenageia cinco escoteiros

25 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou a solenidade de entrega do Diploma de Mérito Escoteiro, que homenageou cinco integrantes do Grupo Escoteiro Arara Azul. O evento ocorreu nesta quarta-feira (24...



EMEF Profª Adalgisa participa do projeto Câmara Cidadã

25 de abril de 2024

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu, nesta quarta-feira (24), a visita de 43 alunos do 8º ano da EMEF Profª Adalgisa Perim Balestro Franzini, que participaram...



Novos vereadores da Câmara Jovem são instruídos em capacitação

25 de abril de 2024

Os novos vereadores jovens participaram de uma capacitação na manhã do último sábado (20), na Câmara Municipal de Araras. O objetivo foi instruí-los sobre os deveres do vereador jovem e as funções...



Título Policial Destaque é entregue aos homenageados

24 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou o Ato Solene de entrega do título “Policial Destaque” nesta segunda-feira (22), durante a 12ª Sessão Ordinária. Os homenageados foram o escrivão de polícia, Na...



Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

23 de abril de 2024

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder Executivo, que altera a redação da lei que criou o Conselho Municipal de Partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!