Notícias



Novos requisitos para o cargo de GM são aprovados pela Câmara



Publicado por: Imprensa


A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (25) o projeto de lei complementar do Poder Executivo que altera o anexo nº 4, que trata da atribuição dos cargos, previstos na Lei Complementar nº 16/2012. O projeto visa regulamentar os requisitos de admissibilidade para provimento do cargo de guarda municipal masculino e feminino.

Passa a existir limites de idade e altura para o cargo de guarda municipal. Para ambos os sexos será preciso ter entre 18 e 36 de idade e 1,65 m de altura para homes e 1,60 m para mulheres.

A lei também descreveu e detalhou um rol de atribuições dos Guardas Municipais. Dentre essas atividades está a função de auxiliar na fiscalização de trânsito e confeccionar autuações de trânsito, colaborando e auxiliando com os agentes de trânsito.

O projeto foi aprovado por 8 votos favoráveis e 3 contrários. Votaram a favor os vereadores: Breno Cortella (PT), Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT), Eder Muller (PROS), Erinson Mercatelli (PSB), Francisco Nucci Neto (PMDB), Marcelo de Oliveira (PRB), Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT) e a vereadora Magda Regina Carbonero Celidorio (PSDC). Votaram contra os vereadores Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP) e a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB).

A votação do projeto foi acompanhada por guardas municipais e também pelo secretário municipal de Segurança e Pública e Defesa Civil, general João Tranquilo Beraldo. Durante a discussão do projeto alguns vereadores manifestaram suas opiniões sobre tema.

O vereador Francisco Nucci Neto ressaltou que é preciso ter mais rigor no trânsito e punir o indivíduo que coloca em risco a sua vida e de terceiros.

O vereador Marcelo de Oliveira destacou que o projeto vem dar autonomia para a GM e penalizar aqueles que cometem atos ilícitos.

O vereador Mário Corrochel Neto – Bonezinho leu seu parecer contrário, citou decisões judiciais e disse que participou de reunião no Cepam e que técnico do órgão deu parecer verbal informando que o projeto é inconstitucional, razão pela qual votaria contra.

O vereador Eder Muller lembrou que maioria das multas aplicadas é de competência do município e falou que é necessário ter mais atitude no trânsito na cidade.

O vereador Valdevir Carlos Anadão - Profº Dê frisou que o projeto vem no sentido de profissionalizar a Guarda Municipal e dar amparo legal.

O vereador Eduardo Elias Dias – Du Segurança também falou sobre visita ao Cepam e justificou seu voto contrário por estar preocupado com o futuro e possíveis ações ressarcimento contra a Prefeitura.

A vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande disse que a atribuição de lavrar multas não consta na Constituição Federal para os Guardas Municipais e que seria mais cauteloso aguardar decisão do Supremo Tribunal sobre o tema para evitar intervenções judiciais.

O vereador Carlos José da Silva Nascimento - Zé Bedé comentou sobre visita ao Cepam de que também participou e sobre emenda que havia apresentado e que depois retirou. 

O vereador Erinson Mercatelli ressaltou que com a mudança o município irá economizar na área da Saúde, já que as pessoas ficarão mais atentas com as regras de trânsito.

O presidente da Câmara, vereador Breno Cortella, afirmou que o projeto tem objetivo de fortalecer a corporação, lembrou que a discussão sobre a atuação da GM no trânsito vem desde 2011 e defendeu que o município adotasse posição favorável às guardas municipais.

Após a votação e aprovação do projeto, a vereadora Magda Regina Carbonero Celidorio fez declaração de voto e afirmou que como não há posição definida da justiça, votou favorável ao projeto para fortalecer o movimento da atuação dos guardas municipais no trânsito e incentivar outros municípios.

Eder Muller também comentou que a Guarda Municipal vem cumprindo há muito tempo o papel de força auxiliar às demais corporações e no momento esse projeto é viável.

O projeto pode ser conferido no site do Legislativo e segue para eventual sanção e promulgação do prefeito Nelson Dimas Brambilla.

 

 Confira os requisitos, a descrição e o rol de atribuições aprovado pela Câmara:

 

 

GUARDA MUNICIPAL MASCULINO E FEMININO

 

Requisitos de Admissibilidade: ser aprovado (a) em Concurso Público de Provas e/ou Títulos e no curso de formação específico; ser considerado (a) apto (a) para o exercício do cargo em avaliação psicológica; ter idade entre 18 e 36 anos; ter altura mínima de 1,65m para homens e 1,60 m para mulheres.

 

Descrição Sumária das Atividades: Exercer atividades de vigilância de prédios, passeios e logradouros públicos, orientação da população em geral, interação na comunidade, auxiliar na fiscalização de trânsito e promover respectivas autuações, e aqueles inerentes à segurança.

 

Rol de Atribuições:

 

- vigiar permanentemente os bens públicos e aqueles necessários à atividade pública;

- exercer as atribuições previstas no artigo 23, inciso III, IV, Vl e VII da Constituição Federal;

- proteger os serviços, instalações públicas, os servidores públicos, e apoiar os serviços municipais afetos ao exercício do poder de polícia do município;

- cumprir atribuições de vigilância e segurança quando derivadas de Convênios celebrados pelo Município;

- auxiliar as Secretarias do Município e a Defesa Civil em campanhas públicas e em estados de emergência ou de calamidade pública;

- apoiar as atividades dos Conselhos Municipais, inclusive o Conselho Tutelar;

- colaborar com os agentes da autoridade de trânsito, auxiliando na fiscalização e confeccionando autuações;

- auxiliar no monitoramento do sistema de vigilância por câmeras;

- coordenar, operacionalizar e zelar pelos serviços, materiais e viaturas colocadas à sua disposição;

- dirigir e operar viaturas, bem como veículos especiais e motocicletas quando devidamente habilitados e designados para essas atividades;

- realizar segurança escolar preventiva ou não, inclusive em locais públicos;

- auxiliar no monitoramento de sistema eletrônico de alarmes;

- colaborar nas atividades dos postos de segurança comunitária;

- aplicar primeiros socorros quando devidamente treinados para este fim;

- intervir em ações de segurança em pessoas, quando necessário e no limite de suas atribuições legais;

- manter os superiores hierárquicos informados a respeito das atividades e serviços;

- propor sugestões aos superiores a respeito da melhoria da qualidade dos serviços

prestados;

- agir com respeito, disciplina e obediência à todos os cidadão, e às ordens emanadas de seus superiores;

- cumprir fielmente o exercício de sua função, e executando tarefas correlatas à Guarda Municipal.

 


Publicado em: 27 de novembro de 2013

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!