Notícias



Pedagoga Márcia Longo recebe título de Cidadã Ararense

Honraria foi entregue nesta quarta-feira (26) no Plenário da Câmara

Publicado por: Rafael Siviero - Diretoria de Comunicação da CMA


A vereadora Deise Aparecida Olímpio de Oliveira (União Brasil) entregou nesta quarta-feira (26) o título de Cidadã Ararense para a pedagoga Márcia Longo, conforme Decreto Legislativo nº 16, de 20 de setembro de 2022. A honraria foi concedida pelos mais de 30 anos de vivência em Araras e pelo trabalho que ela desempenha em prol das mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso sexual.

A comenda foi entregue no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” juntamente com a cópia integral do decreto, aprovado pelos vereadores na 33ª sessão ordinária de 2022.

“Essa homenagem é para te estimular. Eu sei que muitas pedras existem no caminho, eu sei que muitas são as tempestades, mas essa homenagem é para você lembrar e falar ‘eu sou uma cidadã ararense e eu não vou desistir de semear’. Semear, plantar é facultativo, mas colher é obrigatório. Como você tem plantado o bem, obrigatoriamente você vai colher o bem. É de cidadãos como você, que tem essa trajetória de vida maravilhosa, que nossa cidade precisa”, parabenizou a vereadora Deise Aparecida Olímpio de Oliveira, proponente da homenagem.

“Eu fico muito feliz por ser lembrada, por ser homenageada. Não fiz tudo isso para aparecer ou ganhar algo, esse nunca foi o meu objetivo. Meu desejo é que as pessoas fiquem bem e se recuperem das histórias de abuso e violência. Receber essa homenagem é como se eu pudesse estender para todas as crianças e adolescentes que passam ou que passaram por estas situações, e que eles possam ter um espaço de proteção, de carinho e de cuidado”, agradeceu a homenageada Márcia Longo.

A história de Márcia Longo

Nascida em São Paulo em 29 de abril de 1963, Márcia é filha de Venézio Longo e Maria Clotilde Longo. Mãe de dois filhos e avó de dois netos, viveu grande parte de sua vida em Ribeirão Pires, cidade na região do Grande ABC, e mudou-se para a capital junto ao ex-marido, mas não se adaptou à rotina da cidade grande.

A oportunidade surgiu quando seu ex-marido recebeu uma proposta de emprego em Limeira. Consequentemente, conheceram o município de Araras, e a primeira impressão que tiveram foi da Praça Barão, cujos encantos fizeram com que se apaixonassem pela cidade. Assim, ela se mudou para Araras em maio de 1991.

No ano de 1994, Márcia iniciou um grupo de autoajuda para mulheres vítimas de abuso sexual na infância e na adolescência, e desde então sempre estuda e trabalha para encontrar maneiras de ajudar pessoas em situação de violência.

Em 2007, formou-se em Pedagogia pela FHO/Uniararas (Fundação Hermínio Ometto), curso que escolheu pelo desejo de ajudar vítimas de violência e abuso sexual, em especial crianças e adolescentes. Posteriormente, especializou-se em violência doméstica e neuropsicopedagogia.

Atuou durante anos como professora, coordenadora de escola e atualmente trabalha no CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social), onde auxilia na organização dos grupos de ajuda para mulheres e famílias em situação de violência.

Há alguns anos, junto com outras pessoas, organizou a Associação Reviver – Mobilização pela Não Violência, a qual realiza projetos, cursos e palestras voltadas a homens e mulheres vítimas de abuso e violência.

É autora do livro “Eu Me Lembro”, no qual relata sua experiência pessoal, e escreveu também um segundo livro, para ajudar pais e professores a entenderem melhor como acontece o abuso e como ajudar essas crianças.

“Ajudar outras pessoas em situação de violência me ajuda a refletir sobre minha própria história de vida e me traz a tranquilidade e o equilíbrio que preciso para seguir com meu trabalho. Pretendo continuar realizando os grupos durante muitos anos ainda”, diz Márcia.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!