Notícias



Presidente da Câmara participa de audiência pública sobre violência contra as mulheres

Em Piracicaba, Mirian Vanessa expôs que já sofreu violência política de gênero

Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA


A vereadora e presidente da Câmara Municipal de Araras, Mirian Vanessa Pires (PSD), participou da Audiência Pública Regional de Combate à Violência Contra a Mulher, promovida pela Comissão da Mulher, do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), da qual nossa presidente também faz parte.

A audiência pública regional promoveu a elaboração de estratégias para combater a violência de gênero em suas respectivas cidades, a discussão de desafios para a criação de políticas públicas específicas, a sensibilização da sociedade sobre a importância de se lutar por ambientes seguros e espaços igualitários para as mulheres. Também foi discutido o aumento de casos de feminicídio na região e outras ocorrências de violência contra as mulheres.

O evento foi realizado no plenário “Francisco Antônio Coelho”, da Câmara Municipal de Piracicaba, na última terça-feira (17), e contou com a presença de diversas autoridades da região, de representatividades femininas e de presidentes de outras Câmaras que fazem parte do PMP. Entre as autoridades femininas, estava a vereadora de Piracicaba, Rai de Almeida (PT), que é presidente da Comissão da Mulher do PMP e procuradora especial da Mulher na Câmara de Piracicaba; a vice-prefeita de Limeira, Erika Tank; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba, Euclidia Maria Fioravante; a vereadora de Limeira, Isabelly Carvalho (PT); a delegada da Mulher de Capivari, Maria Luisa Rigolin; e a Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres, Denise Motta Dau. A Ministra da Mulher, Cida Gonçalves, não pôde comparecer e justificou sua ausência ao PMP.

Além disso, também compareceu o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Araras, Rodrigo Soares dos Santos (PSDB), bem como diversas mulheres de Piracicaba e região, que enfrentam o machismo em seu cotidiano.

Diante da plateia e de todas as autoridades presentes, a presidente Mirian Vanessa expôs situações pelas quais já passou na Câmara Municipal de Araras. Confira as declarações:

“Fomos eleitas vereadoras. E agora? O que fazer? Então vamos chegar num parlamento – um parlamento preponderantemente masculino. No meu caso, na nossa Câmara de Araras, predominantemente feminino. Temos seis mulheres e cinco homens. Porém, o machismo está presente em todos os lugares da nossa sociedade, infelizmente. E a gente sofre com isso. Machismo não é só de homem não. São posicionamentos de mulheres também, que muitas vezes se posicionam de determinadas formas e desrespeitam totalmente a nossa condição feminina.

[...]

É doloroso, porque nós estamos numa condição feminina e temos que provar o tempo todo que nós temos condições e competência de estar ali. Provar em dobro. Porque, para o homem, é muito mais fácil. O homem levanta um tom de voz e todos respeitam. A mulher não. Ela fala num timbre que, infelizmente, os homens acabam não respeitando.

[...]

Se eleger não é o principal desafio. Eu acho que o principal desafio é a gente permanecer na política, porque nós temos a vida totalmente exposta. Além de ser mulher, tem a condição de ser jovem. Nós temos duas qualificações que deveriam ser positivas, porém são encaradas negativamente, infelizmente.”

 

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA

 


Publicado em: 19 de outubro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Mesa Diretora da Câmara Jovem é 100% feminina

25 de abril de 2024

Durante a capacitação dos integrantes da nova legislatura da Câmara Jovem, realizada neste sábado (20), os vereadores jovens votaram a formação da Mesa Diretora. O diferencial é que, desta vez, a M...



Câmara homenageia cinco escoteiros

25 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou a solenidade de entrega do Diploma de Mérito Escoteiro, que homenageou cinco integrantes do Grupo Escoteiro Arara Azul. O evento ocorreu nesta quarta-feira (24...



EMEF Profª Adalgisa participa do projeto Câmara Cidadã

25 de abril de 2024

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu, nesta quarta-feira (24), a visita de 43 alunos do 8º ano da EMEF Profª Adalgisa Perim Balestro Franzini, que participaram...



Novos vereadores da Câmara Jovem são instruídos em capacitação

25 de abril de 2024

Os novos vereadores jovens participaram de uma capacitação na manhã do último sábado (20), na Câmara Municipal de Araras. O objetivo foi instruí-los sobre os deveres do vereador jovem e as funções...



Título Policial Destaque é entregue aos homenageados

24 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou o Ato Solene de entrega do título “Policial Destaque” nesta segunda-feira (22), durante a 12ª Sessão Ordinária. Os homenageados foram o escrivão de polícia, Na...



Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

23 de abril de 2024

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder Executivo, que altera a redação da lei que criou o Conselho Municipal de Partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!