Notícias



Resultado da 11ª Sessão Ordinária



Publicado por: Imprensa


(Reunião realizada no dia 18 de abril de 2011)
 
Início: 20h20
Intervalo Regimental: 10 minutos
Encerramento: 22h50
 
 
I. EXPEDIENTE
 
1ª Parte - GRANDE EXPEDIENTE
O vereador e presidente da Casa, Irineu Norival Maretto (PMDB) pediu correção do relatório final sobre a Araprev, lido na 10ª Sessão Ordinária. Onde se lê na folha nº 365 “processando criminalmente” deve-se ler “investigando criminalmente”, e tornando ainda sem efeito a manifestação desta relatoria na folha nº 366, item e 2, 2º parágrafo.
 
1. Requerimento de Íntegra: Leitura
 
Vereador Carlos José da Silva Nascimento - (Proc. 75/11) – Transcrição em ata, na íntegra, dos pronunciamentos dos Vereadores Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé), Breno Zanoni Cortella, Valdemir Gomes (Mami) e Marcelo Coelho Fachini durante a Palavra Livre, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada em 11 de abril de 2011.
 
2. Aprovação automática da Ata da 10ª Sessão Ordinária. Aprovada
 
3. Requerimentos:
 
Vereador Breno Zanoni Cortella – (Proc. 74/11) – Informações sobre o aparelho de endoscopia do Município. Aprovado
 
Vereador Marcelo Coelho Fachini - (Proc. 73/11) – Informações sobre contratação emergencial de empresa para fornecimento de óleo diesel. Aprovado
 
4. Moção:
 
Vereador José Roberto Rimério – (Prot. 340/11) – Congratulações a Rádio Fraternidade AM/FM, por completar em abril de 2011, 40 anos de existência no ar.
 Vererador José Roberto Rimério-Miqueira: entregou moção de congratulações ao colega Marcelo Fachini pelos 40 anos da Rádio Fraternidade e pelo trabalho que este vem fazendo pela cidade e pela Casa.
 
5. Indicações: Leitura
 
Vereador Breno Zanoni Cortella - (Prot. 345/11) – Revitalização do campo de futebol na rua Célio Benedito da Costa. (Prot. 346/11) – Recapeamento asfáltico na avenida Guerino Turatti. (Prot. 347/11) – Instalação de sinalização de placa “rua sem saída” na av. Guerino Turatti. (Prot. 348/11) – Limpeza na rua José Francelino do Prado. (Prot. 350/11) – Ronda da guarda municipal na rua Marcos Freire no Parque das Árvores. (Prot. 351/11) – Providências para a proteção de veículos que transportam entulhos.
 
Vereador Carlos José da Silva Nascimento – (Prot. 341/11) – Poda de árvores nas vias públicas utilizadas pelos ônibus do TCA. (Prot. 358/11) – Recapeamento das ruas Angelo Consoni, Durvalino Silva e Abondio Marchetti, no jardim José Ometto III.
 
Vereador Eder Donizeti Muller – (Prot. 353/11) – Melhorias na sinalização e pintura de lombada na rua Goiás no Parque Industrial. (Prot. 354/11) – Melhorias da sinalização no cruzamento entre a rua dos Cedros, no Jardim Nova Araras, a rua das Tulipas e a rua Fortunato Lagazzi, ambas no Jardim São Nicolau. (Prot. 355/11) – Melhorias da sinalização no cruzamento entre a rua Manuela Vergueiro, a rua Governador Garcez e a Avenida Padre Anchieta no Belvedere. (Prot. 356/11) – Recapeamento da rua Sebastião D. Bovo e da rua Palmiro Pereira de Godoy, no Jardim da Colina. (Prot. 357/11) – Melhorias da iluminação na parte externa do Ginásio Poliesportivo “Alberto Rodini”, no bairro Narciso Gomes.
 
Vereador Erinson Mercatelli – (Prot. 352/11) – Lombada na Estrada Municipal Fábio da Silva Prado, proximidades do Aero Clube Municipal.
 
 
2ª Parte - TRIBUNA LIVRE
Não houve inscrito
 
3ª Parte - PALAVRA LIVRE
 Vererador Breno Zanoni Cortella (PT): falou sobre o acordo feito entre os servidores públicos municipais e o prefeito Nelson Brambilla, que deveria ter sido feito antes de acontecer a greve. Disse que ainda que até agora o prefeito não apresentou os números do orçamento para comprovar se realmente não seria possível reajuste.
Vererador Eder Donizetti Muller (PSDC): parabenizou servidores pelo acordo feito com a Administração Municipal, que concluíram movimento grevista com êxito.
Vererador Valdemir Gomes-Mami (PT): parabenizou os servidors públicos municipais pela organização da greve que acompanhou de perto, e pede agora atenção deles em relação aos compromissos assumidos pela Administração, como em relação a revisão do estatuto do servidor.
Vererador José Roberto Rimério-Miqueira (PTB): defende a colocação de ecopontos, que são caçambas colocadas em pontos estratégicos da cidade para colocação de lixo. Citou o loteamento no bairro da Cascata e parabenizou o servidor por ter aceito a proposta da Prefeitura e principalmente, por retomar o trabalho.
Vererador Derci Tófolo (DEM): citou que todo ano, na época das chuvas, as estradas do bairro rural Cascata ficam intransitáveis, e que agora parabeniza a Administração Municipal, que está para licitar as obras para elevação do nível da estrada. Pede recapeamento das ruas do Parque Santa Cândida, agradece melhorias na Avenida da Saudade e parabeniza servidores pelo acordo feito com o prefeito, sobre o reajuste.
Vererador Eduardo de Moraes (PP): não concorda com a proposta feita pela prefeitura de reajuste de 6,5%, informando acreditar que o funcionário público foi enganado. Que agora o Executivo manda projeto de última hora para aprovar o reajuste, sem que haja tempo para análise dos vereadores da Casa, sendo que ele já deveria ter encaminhado tal projeto em fevereiro.
Vererador  Carlos José da Silva Nascimento (PT): falou sobre o reajuste e disse que o fato de não estar presentes nas passeatas não quer dizer que ele não estava do lado dos servidores.
Vereador Irineu Norival Maretto (PMDB): parabenizou os servidores pela união entre os grupos da situação e oposição, que mostrou o fortalecimento da classe trabalhadora, que só assim teve um bom desfecho.
Vererador Marcelo Fachini (PMDB): não concorda com o reajuste proposto pelo Executivo. Reconhece o esforço dos líderes do movimento, mas que não deveriam se dar por satisfeitos tão cedo. O fim da greve, sendo o vereador, se deu por pressão aos servidores desde que anunciaram o estado de greve. Informou que a Prefeitura publicou informações não verdadeiras nos jornais dizendo que a atual administração é a que mais valorizou os funcionários nos últimos tempos, mas que até agora o Executivo não apresentou números sobre o orçamento e a possibilidade de reajuste. Segundo ele, o PT sabe fazer greve e também abafar uma greve.
 
 
II. ORDEM DO DIA
 
1. Projetos de Lei – Executivo Municipal:
 
(Proc. 48/11) – Dispõe sobre a instalação, manutenção, conservação e exploração publicitária em lixeiras, contentores de lixo e placas de denominação de vias públicas e dá outras providências. Pedido de vista pelo vereador Marcelo Fachini aprovado por unanimidade. O vereador Eduardo de Moraes apoiou pedido de vista por dizer que até já sabe o nome da empresa que deve ganhar a licitação.
 (VOTAÇÃO SIMBÓLICA – MAIORIA SIMPLES)
 
(Proc. 49/11) – Dispõe sobre alterações na Lei Municipal nº 3.785, de 14 de setembro de 2005, alterada pelas Leis Municipais nº 3.872, de 07 de julho de 2006 e nº 3.975, de 29 de março de 2007, e dá outras providências.
(VOTAÇÃO NOMINAL – MAIORIA ABSOLUTA) Pedido de vista pelo vereador José Roberto Rimério-Miqueira aprovado por unanimidade.
 
 
 
2. Projeto de Resolução – Legislativo Municipal:
 
Vereador Carlos José da Silva Nascimento – (Proc. 35/11) – Cria a sessão solene pelo “Dia do Nordestino” e dá outras providências.
(VOTAÇÃO SIMBÓLICA – MAIORIA SIMPLES) Pedido de vista pelo vereador José Roberto Rimério – Miqueira aprovado por unanimidade.
 
3. Requerimentos.
 
III. EXPLICAÇÕES PESSOAIS
Fizera uso da palavra os vereadores:
Carlos José da Silva Nascimento (PT): falou sobre o reajuste aceito pelos servidores, a ser dado pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla (PT)
Eduardo de Moraes (PP): parabenizou a Rádio Fraternidade e o colega vereador Marcelo Fachini, proprietário da rádio, pelos 40 anos, enfatizando que o Fachini continue a enobrecer a cidade com um programa de alta qualidade. Parabéns à Família Fraternidade” disse Eduardo.
Eder Muller (PSDC): parabenizou a Rádio Fraternidade
Marcelo Fachini (PMDB): informou que protocolou junto ao Ministério Público pedido para verificar as condições das estradas rurais municipais de Araras. Pede ainda ao Secretário de Educação que providencie mais funcionários às creches e parques infantis para que assim possa ser servida merenda a todos os estudantes, independente ao tempo de permanência na escola.
 
• próxima Sessão Ordinária - 25 de abril de 2011, às 20 horas.
 


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Mesa Diretora da Câmara Jovem é 100% feminina

25 de abril de 2024

Durante a capacitação dos integrantes da nova legislatura da Câmara Jovem, realizada neste sábado (20), os vereadores jovens votaram a formação da Mesa Diretora. O diferencial é que, desta vez, a M...



Câmara homenageia cinco escoteiros

25 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou a solenidade de entrega do Diploma de Mérito Escoteiro, que homenageou cinco integrantes do Grupo Escoteiro Arara Azul. O evento ocorreu nesta quarta-feira (24...



EMEF Profª Adalgisa participa do projeto Câmara Cidadã

25 de abril de 2024

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu, nesta quarta-feira (24), a visita de 43 alunos do 8º ano da EMEF Profª Adalgisa Perim Balestro Franzini, que participaram...



Novos vereadores da Câmara Jovem são instruídos em capacitação

25 de abril de 2024

Os novos vereadores jovens participaram de uma capacitação na manhã do último sábado (20), na Câmara Municipal de Araras. O objetivo foi instruí-los sobre os deveres do vereador jovem e as funções...



Título Policial Destaque é entregue aos homenageados

24 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou o Ato Solene de entrega do título “Policial Destaque” nesta segunda-feira (22), durante a 12ª Sessão Ordinária. Os homenageados foram o escrivão de polícia, Na...



Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

23 de abril de 2024

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder Executivo, que altera a redação da lei que criou o Conselho Municipal de Partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!