Notícias



Resultado da 1ª Sessão Ordinária 2012



Publicado por: Imprensa


(Reunião realizada no dia 6 de fevereiro de 2012)
 
 
Início: 20h13
Intervalo: não houve
Encerramento: 22h13
 
I. EXPEDIENTE
 
1ª Parte - GRANDE EXPEDIENTE
1. Aprovação automática das Atas da 45ª Sessão Ordinária, 5ª Sessão Extraordinária, 6ª Sessão Extraordinária/2011 e 1ª Sessão Extraordinária/2012. aprovada

2. Projetos de Lei – Legislativo Municipal:
Vereador Carlos José da Silva Nascimento – (Proc. 9/12) – Denomina “Centro Esportivo Luis Antonio Muniz Barreto” - (Luis Baiano) - área compreendida entre a Avenida Leme, Ruas Célio Benedito da Costa e Mário Davolos no Parque das Árvores. Denomina de Luis Baiano aárea compreendida entre a Avenida Leme, ruas Célio Benedito da Costa e Mário Davolos no Parque das Árvores. O homenageado nasceu no dia 25 de maio de 1954, em Itaberaba /BA, se casou com Maria de Lourdes Santos Barreto. Faleceu em 17 de março de 2006 em Araras/SP, aos 51 anos, deixando exemplo de integridade e idoneidade.
 
Vereador Eduardo de Moraes – (Proc. 8/12) – Institui a “Semana Municipal da Adoção” e dá outras providências.
A propositura visa instituir a Semana Municipal da Adoção, a ser realizada, anualmente, na semana que antecede o dia 25 de maio – Dia Nacional da Adoção. A Semana Municipal da Adoção deve culminar, anualmente, sempre no dia 25 de maio e quando esta data ocorrer no sábado ou domingo deverá ser prorrogada por mais dois dias úteis.  A Semana Municipal da Adoção tem por finalidade a reflexão, a agilização, a comemoração e a realização de campanhas de conscientização, sensibilização e publicidade do tema “adoção” com a realização de debates, palestras e seminários. A efetivação da “Semana da Adoção” fica a cargo dos órgãos competentes do Poder Executivo em consonância com os Poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público e entidades da Sociedade Civil. As atividades da Semana Municipal da Adoção deverão ser coordenadas pela Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social.
 
Vereador Valdemir Gomes - (Proc. 2/12) – Institui o ‘Dia de Proteção aos Animais’ no município de Araras e dá outras providências. Visa instituir o “Dia de Proteção aos Animais”, a ser comemorado anualmente no dia 04 de outubro, integrando o calendário oficial de eventos do município. Por proteção aos animais entende-se o conjunto de ações destinadas a promover o respeito à vida e à integridade física e psíquica dos animais, visando seu bem-estar. A semana que antecede o dia 04 de outubro constituirá período de celebração em comemoração à data, sob a denominação de ‘Semana de Proteção aos Animais’. Na “Semana de Proteção aos Animais”, as escolas da rede pública municipal poderão realizar eventos relacionados ao tema, como palestras, exibição de material audiovisual e atividades artísticas e lúdicas, visando promover a conscientização dos alunos para a necessidade de proteger os animais.
 
Ato de Celebração: “Dia do Combate à Intolerância Religiosa”
Como previsto no calendário cívico da Câmara Municipal de Araras, e fazendo parte das comemorações dos 150 anos de fundação de Araras, o presidente da Câmara, vereador Irineu Norival Maretto (PSD) realiza nesta primeira sessão ordinária de 2012 um ato de celebração pelo “Dia do Combate à Intolerância Religiosa” - comemorado no último dia 21 de janeiro, instituído pela LEI Nº. 4.295, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2009, de autoria do vereador Breno Zanoni Cortella. No Brasil, a comemoração ocorre desde 2007, em homenagem à Gildásia dos Santos, popularmente conhecida como Mãe Gilda, que teve o preconceito religioso como uma das causas de sua morte, ocorrida nesta data, no ano 2000, na Bahia. Hoje, a data é um incentivo ao respeito e à liberdade religiosa, com o objetivo de manter a paz social, a compreensão e respeito mútuo entre as várias denominações religiosas. É bom que se diga que “tolerância religiosa” não é concordância ou aceitação das crenças, tradições ou rituais religiosos que se apresentam mundo afora, pois cada pessoa tem o direito de aceitar ou rejeitar valores religiosos, segundo sua consciência, discernimento e – por que não dizer – segundo o que lhe diz seu coração. Respeitar a religiosidade de uma pessoa é, portanto, respeitar o que ela tem de mais profundo e verdadeiro, o que ela tem de eterno.
Não haverá democracia plena no Brasil enquanto houver ofensas e
Discriminação de ordem social e cultural, baseada em religião ou crença.
 
3. Requerimentos: APROVADOS
Vereador Derci Agemir Tófolo (Proc. 3/12) – Informações sobre serviços prestados pela Empresa D&S Recursos Humanos Ltda. à Prefeitura Municipal. (Proc. 4/12) – Informações sobre gastos com publicidade. (Proc. 5/12) – Informações sobre cartas-convite feitas a partir de 01 de janeiro de 2010. (Proc. 6/12) – Informações sobre valores constantes na Lei 4.364 de 22 de dezembro de 2010. (Proc. 7/12) – Informações sobre restos a pagar de 2011 e anulação/cancelamentos de empenhos.
 
Vereador Valdemir Gomes - (Proc. 1/12) – Informações sobre os animais pertencentes aos contemplados com apartamento nos Conjuntos Habitacionais “Residencial Arnaldo Mazon” e do “Residencial Victório Arthur Corrocher” ambos do Programa Minha Casa Minha Vida.
 
4. Moções:
Vereador Breno Zanoni Cortella – (Prot. 8/12) – Pesar pelo falecimento da senhora Dirce Amabile Gerotto Borelli. (Prot. 26/12) – Pesar pelo falecimento do senhor Antonio Duarte da Silva. (Prot. 19/12) – Congratulações aos supermercados de Araras que aderiram a campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco”.
 
Vereador José Roberto Rimério – (Prot. 77/12) – Congratulações pelas Bodas de Ouro do casal Leila e Lauro Beretta.
 
Vereador Marcelo Coelho Fachini – (Prot. 84/12) – Congratulações a Dr. Paulo Oliveira Lima.

5. Indicações:
Vereador Breno Zanoni Cortella – (Prot. 11/12) – Operação tapa-buraco na rua Mogi-Mirim. (Prot. 15/12) – Participação do Município na campanha de acabar com a distribuição de sacolas plásticas nos supermercados e de incentivo a alternativas sustentáveis. (Prot. 16/12) – Construção de sanitário para uso público e cobertura externa no PSF “Benedito Guido” no Assentamento Rural. (Prot. 17/12) – Reparos na galeria de águas pluviais da rua Tiradentes. (Prot. 18/12) – Recapeamento asfáltico nas ruas Ítalo Scanavini e Irineu Carpini. (Prot. 20/12) – Revitalização da praça “Expedicionários da Segunda Guerra Mundial”. (Prot. 21/12) – Revitalização da praça “Francisco Buzolin”. (Prot. 25/12) – Melhorias na valeta do cruzamento entre a avenida Capitão Arthur dos Santos e rua José Grandi. (Prot. 50/12) – Ampliação do uso da piscina do Centro de Convivência da Terceira Idade. (Prot. 51/12) – Melhorias nas coberturas dos pontos de ônibus com garantias de acessibilidade. (Prot. 52/12) – Melhorias na avenida Orpheu Manente. (Prot. 53/12) – Pavimentação asfáltica na extensão da avenida Orpheu Manente até o Centro de Controle de Zoonoses (Arr 030). (Prot. 54/12) – Aplicação de vacinas nos cães e gatos das famílias contempladas no Programa Minha Casa Minha Vida. (Prot. 55/12) – Implantação de redutor de velocidade e melhorias na sinalização na rua Paulo Américo Russo. (Prot. 72/12) – Operação tapa-buraco na rua Romildo Borella. (Prot.73/12) – Implantação do IPTU Verde.
Vereador Carlos José da Silva Nascimento – (Prot. 69/12) – Priorizar os bairros da região leste na operação de recapeamento asfáltico. (Prot. 70/12) – Realização da “2ª Pesca Comunitária”. (Prot. 71/12) – Reforma e implantação de laboratório de informática no Centro Comunitário do Jardim Tangará.
 
Vereador Derci Agemir Tófolo – (Prot. 2/12) – Colocação de placas denominativas na rua Alfredo Custódio, bem como em todo o bairro Jardim Rosana. (Prot. 3/12) – Introdução do suco de laranja natural na merenda escolar. (Prot. 4/12) – Operação tapa-buraco em todo o Parque Santa Cândida, especialmente rua Blumenau. (Prot. 5/12) – Melhorias infra-estruturais e funcionais em escolas localizada no Núcleo Caio Prado.
 
Vereador Eder Donizetti Muller – (Prot. 74/12) – Estudo sobre a possibilidade da instalação de um centro de oncologia com radiologia em nosso Município. (Prot. 75/12) – Estudo sobre a possibilidade da equiparação do salário base dos guardas municipais.
Vereador Erinson Mercatelli – (Prot. 49/12) – Sugiro o nome de Professora Adélia Quintiliano Moreira em uma das futuras escolas a serem construídas no Município.
 
Vereador José Roberto Rimério – (Prot. 22/12) – Recapeamento asfáltico em todas as ruas do Jardim Nova Araras.
 
Vereadora Magda Regina Carbonero Celidório – (Prot. 101/12) – Sugiro a construção de pista para skate na praça Oswaldo Colombini, localizada no Parque Industrial.
 
Vereador Valdemir Gomes – (Prot. 7/12) – Regulamentação da Lei n º 3.787 de 26 de setembro de 2005 que “Dispõe sobre o atendimento de clientes em estabelecimentos bancários no município de Araras, e dá outras providências”. (Prot. 27/12) – Colocação de lixeiras nas principais ruas de comércio no centro e em demais bairros da cidade. (Prot. 28/12) – Construção de mini campo de futebol na área ocupada pela associação de moradores do Conjunto Habitacional José Ometto. (Prot. 29/12) – Aquisição ou intervenção em área ociosa, situada na Escola Estadual “Judith Ferrão Legaspe”, para adequado aproveitamento do espaço e melhoria da segurança no bairro. (Prot. 30/12) – Realização de melhoria na iluminação do bairro Parque Industrial e Belvedere. (Prot. 34/12) – Construção de uma central de materiais usados para depósitos de material de construção, móveis usados, eletrodomésticos, etc, para que o Município possa fornecer às famílias carentes de Araras. (Prot. 35/12) – Reforma do quiosque da praça Eolo Camargo Preto Júnior d bairro José Ometto II. (Prot. 36/12) – Contratação de empresa especializada em limpeza de bueiros para o município de Araras. (Prot. 37/12) – Sugestão ao Exmo. Sr. Presidente do TCA para reduzir o valor da passagem de ônibus para  um real aos finais de semana e feriados e colocar mais ônibus na frota nesses dias. (Prot. 38/12) – Implantação de radar eletrônico no município de Araras. (Prot. 39/12) – Reforma e melhoria na iluminação pública da praça Antônio Francisco Pereira Brandão Situada no bairro José Ometto V. (Prot. 40/12) – Construção de repúblicas que possam servir de residência para adolescentes que se encontram sob medida protetiva de abrigo após completarem dezoito anos. (Prot. 41/12) – Instalação de GPS nas ambulâncias do SAMU e nas viaturas do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal. (Prot. 42/12) – (Prot. /12) – Colocação de placa na praça Oito de abril em frente ao INSA (Instituto Nossa Senhora Auxiliadora). (Prot. 43/12) – Parceria da Prefeitura com as empresas privadas na colocação de placas indicando o nome das ruas da cidade. (Prot. 44/12) – Colocação de bebedouros na praça Gastão Scanavini, localizada no bairro Jardim Tangará. (Prot. 56/12) – Realização da reforma da praça poliesportiva “Geraldo Dahmen” localizada no bairro Parque Tiradentes. (Prot. 57/12) – Estudo de drenagem na rua Ferdinando Delamain com a rua Padre Casemiro localizadas no bairro Vila São Luiz. (Prot. 58/12) – Implantação de caixa d’água no terreno cedido pela EMHABA em comodato à Associação de moradores do José Ometto onde foi implantada a horta comunitária na rua do Eletricista s/nº no bairro José Ometto I. (Prot. 59/12) – Reforma da quadra poliesportiva localizada na rua José Torales Bellini no bairro Jardim Campestre. (Prot. 60/12) – Construção de acostamento na estrada José Baggio Primo. (Prot. 61/12) – Estabelecimento de locais adequados para coleta seletiva de lixo na Zona Leste. (Prot. 62/12) – Construção de arquibancada no Centro Esportivo “Alcides Zaniboni” (campo capixaba) localizado entre os bairros José Ometto e Parque Tiradentes. (Prot. 63/12) – Implantação de sistema wi-fi para acesso à internet nas principais praças do Município e nas associações de bairro que estejam em atividade. (Prot. 64/12) – Colocação de lombadas na rua Júlio César Paes, situada no Center Martini, próximo ao nº 152. (Prot. 65/12) – Realização de campanha para divulgação dos medicamentos gratuitos oferecidos pelo Governo Federal através da Farmácia Popular. (Prot. 66/12) – Estudar a possibilidade de pagar insalubridade aos profissionais que trabalham no Cemitério Municipal. (Prot. 67/12) – Colocação de placas indicando o nome dos bairros. (Prot. 68/12) – Colocação de pavimentação asfáltica na estrada rural Luiz Segundo D’ Alessandri. (Prot. 76/12) – Criação de um distrito industrial que possa atender os pequenos empreendedores. (Prot. 85/12) – Colocação de pavimentação asfáltica na av. Ângelo Bollis situada no bairro Heitor Villa Lobos próximo à Igreja Nossa Senhora de Lourdes. (Prot. 86/12) – Recapeamento asfáltico na rua Irineu Carrocci próximo a praça “Paulo Corrêa” localizada no bairro Jardim Morumbi. (Prot. 87/12) – Realização da limpeza e fechamento com cerca viva do Bosque José Fernandes de Mattos mais conhecido como “Bosque Ararinha” localizado entre os bairros Dom Pedro, José Ometto II, Morumbi e Parque Tiradentes. (Prot. 88/12) – Melhoria de iluminação na avenida Prefeito Milton Severino próximo ao Condomínio Jardim Terras de Santa Elisa. (Prot. 89/12) – Colocação de lombada na avenida Presidente Vargas em frente ao nº 1.431 no bairro José Ometto II. (Prot. 90/12) – Colocação de lixeira na esquina da avenida Dona Renata na confluência com a rua Barão de Arary em seu lado direito. (Prot. 91/12) – Indico que os animais doados pelo Canil Municipal sejam castrados, inclusive os filhotes através de termo de compromisso assinado pelos futuros donos. (Prot. 92/12) – Colocação de cascalho, na estrada rural Luiz Segundo D’Alessandri. (Prot. 93/12) – Solicito a retirada de entulho de construção em área do Parque Ecológico e sua disposição em local adequado. (Prot. 94/12) – Inclusão do saldo devedor de munícipes com a EMHABA no Programa de Incentivos aos Pagamentos de Tributos do Município de Araras – PIPTM. (Prot. 95/12) – Colocação de sinalização horizontal nas ruas Yolanda Landgraff, Leopoldo Mazon Neto, Reynaldo Cressoni e Laura Beinotti localizadas no bairro Parque Dom Pedro. (Prot. 97/12) – Operação tapa-buracos na rua José Fernandes em frente ao nº 191, localizada no bairro Parque Tiradentes, próximo ao ponto de ônibus. (Prot. 98/12) – Indico para que a secretaria de obras realize na Biblioteca Municipal a limpeza das calhas e dutos de águas pluviais, reparos emergenciais no telhado e no menor tempo possível a troca do telhado. (Prot. 99/12) – Implantação de sarjetão entre as ruas Darly Gândara com José Fernandes localizadas no bairro Parque Tiradentes.
 
6. Ofícios recebidos do Executivo nºs: 575/2011, 576/2011, 577/2011, 622/2011, 623/2011 e 11/2012
7. Ofícios recebidos diversos: Ministério da Saúde (40), Ministério da Educação (7), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2), Ministério da Cultura, Caixa Econômica Federal (2) e ARAPREV (2).
 
8. Balancetes: CM, EMHABA, PM, SAEMA, ARAPREV e TCA – novembro/2011; CM, EMHABA, SAEMA, ARAPREV e TCA – dezembro/2011;
 
9. Quadros de Pessoal: CM, PM, SAEMA, ARAPREV e TCA/2011.
 
2ª Parte - TRIBUNA LIVRE
Não houve inscrito.
 
3ª Parte - PALAVRA LIVRE
(RESUMO DO QUE FOI DITO PELOS VEREADORES – mais detalhes no site www.camara-araras.sp.gov.br na TV Câmara)
 
Eduardo de Moraes (PSD) – falou sobre a cautela e bom senso que esta Casa de Lei deve seguir nesses meses pré-eleições. Que os confrontos sejam de interesse da cidade, que já sofreu muito com problemas políticos. Esteve hoje com um grupo de vereadores, no gabinete do Sr. Prefeito falando sobre os salários dos servidores, que disse que vai conversar com as lideranças e deverá atender, dentro do nosso orçamento, os interesses da classe. Falou sobre seu projeto de lei para instituir a Semana da Adoção e apresentou suas justificativas e necessidades das famílias que querem adotar. Apresentou um balanço de suas atividades legislativas.
 
Breno Zanoni Cortella (PT) – agradeceu ao presidente da Casa pela lembrança do Dia do Combate à Intolerância Religiosa, tão importante. Também falou sobre o ano eleitoral, para que não prejudique o debate positivo e as reflexões sobre os rumos da sociedade. Devemos usar o ano eleitoral como espaço democrático e deve ser um ano positivo. As comemorações dos 150 anos da cidade também são de grande importância e o corpo legislativo tem papel fundamental nestas atividades. Falou sobre o acordo da Apas junto aos supermercados para não distribuição das sacolinhas plásticas e também retomou a proposta do IPTU Verde em Araras. Falou da importância da campanha salarial dos servidores públicos municipais, que a administração não cometa os mesmos erros do ano passado. Na sexta, as 19h30 acontece uma assembléia para o inicio da campanha salarial, na frente do Ginásio de Esportes e convida todos a participar.
 
Erinson Mercatelli (PSB) – parabenizou motorista do Samu presente no plenário e toda equipe que fez um parto em situação complicada. Parabenizou a Tribuna e a Renovias pelo espetáculo realizado domingo, pela Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista. Falou sobre sua indicação.
 
Eder Muller (PSDC) – falou de suas indicações. Em Araras tem muita gente que quer pegar carona no rabo do cometa. Semana passada estivemos assinando contrato para novas unidades habitacionais junto a CDHU, mas as pessoas esquecem de projetos passados que não vingou e afundou. Quem é o pai das 230 casas? Disse que fala porque ele próprio falou com o deputado Helio Nishimoto (PSDB), além do prefeito e acertaram as coisas. Quem era contra agora defende o servidor. Vamos fazer política séria, fiscalizar, e ainda temos uma Câmara que trabalha bastante. Mas este tipo de política, de entrar no barquinho dos outros, ah não!
 
Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT) – falou da comemoração da Igreja Pentecostal e parabéns pelo evento realizado no final de semana, que teve a deputada do PT Ana Perugini. Falou que foi a evento que busca regulamentar a situação dos assentamentos. Falou que a Itesp em Araras que está a disposição para quem quiser tirar suas sobre o novo decreto. Falou de sua viagem a São Paulo em evento de esclarecimentos sobre o crack e marcou uma reunião com a secretária da Saúde para discutir esse assunto.
 
José Roberto Rimério –Miqueira (PTB) – falou da inauguração da quadra da escola “João Poletti” no sábado e só tinha umas 30 pessoas do bairro, o resto era funcionário e convidados. Os pais e o bairro devem participar, diz que não sabe se foi o horário ou o atraso, mas acho que os bairros tem que participar das inaugurações. Falou sobre a necessidade de mais fiscais para a cidade. Falou sobre a reposição salarial, que os vereadores estão esperando as reuniões para participar e devem chegar a um acordo. Falou sobre a fila em bancos, que serão multados se a fila demorar mais de 15 minutos, que deve acontecer a partir de março e falou dos juros ilegais do cheque especial. A lei tem que valer em Araras.
 
Magda Regina C. Celidório (PSDC) – falou sobre as mudanças em sua assessoria, e sobre a sua nova chefe de gabinete, que era funcionária da Casa e agora ocupa a função. Elogiou a ex-chefe de gabinete, a jornalista Duda Gonçalves. Falou sobre seus trabalhos junto à associação de bairro e sobre trabalhos e tratamento contra drogas. Falou sobre o projeto da adoção.
 
Derci Tófolo (DEM) – falou que continuou fazendo seu trabalho como vereador durante o recesso. E detectou problemas com as instalações da escola agrícola, como má conservação de alimentos e cozinha. Chamou a Vigilância Sanitária, que emitiu laudo sobre a escola e graças a isso a administração municipal tomou providências. Sobre o balancete de novembro de 2011 da prefeitura, fez uma análise e foi comprovado empenhos negativos em secretarias municipais, omitidos pela prefeitura segundo o vereador. Até o momento o prefeito não apresentou o balancete de dezembro. Em indicação, Derci pede informações. Acha que temos que prezar pelo bom comportamento e pela verdade. O aumento salarial também poderia ter sido maior, e diz que pode dizer que o prefeito não deu mais porque não quis. Espera que agora ele faça o que deve ser feito pelo funcionário, dando aquilo que o servidor merece.
 
Valdemir Gomes – Mami (PT) – quis rebater o vereador Derci que disse que ele fala e acerta tudo, e os outros vereadores não. Mas infelizmente, já percebeu que este ano as coisas serão mais tumultuadas. Convida os servidores para se reunir dia 10 para lutar pelos seus direitos. O prefeito deve conversar com servidores antes da data-base. Se coloca a disposição para colaborar no reajuste dentro das possibilidades dos cofres públicos. Protocolou só na sessão de hoje mais de 40 indicações, conforme andanças pela cidade durante o período de recesso e falou sobre alguns deles, o principal contra os maus tratos contra animais. Falou da lei que estabelece máximo 15 minutos na fila dos bancos e que vai ser fiscalizado. Pede redução do preço da passagem de ônibus no final de semana.
 
 
 II. ORDEM DO DIA
1. Projeto de Lei - Executivo Municipal:
(Proc. 224/11) – Autoriza a desafetação de área que menciona, sua alienação e dá providências correlatas.
(VOTAÇÃO NOMINAL – MAIORIAABSOLUTA) APROVADO POR UNANIMIDADE
A propositura tem o objetivo de autorizar o município a desafetar área do sistema viário localizado na rua Benjamin Francklin, no Jardim Abolição, transferindo da categoria de bens de uso comum do povo para bens patrimoniais disponíveis. Para melhor racionalização da venda pretendida, a Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade decidiu dividir a área em 4 lotes. A propositura tem o condão de atender a solicitação de moradores daquela região, motivo pelo qual o Poder Executivo pretende alienar o referido imóvel. O preço pela venda de cada uma das áreas descritas no artigo 1º desta Lei, não poderá ser inferior ao estabelecido no laudo elaborado pelos membros da Comissão Permanente de Avaliação de cada lote.
 
 
2. Projeto de Emenda à LOMA – Legislativo Municipal:
Vereador Breno Zanoni Cortella e outros – (Proc. 203/11) – Insere o artigo 140-A na Lei Orgânica do Município de Araras, para garantir participação popular na elaboração das Leis Orçamentárias (Orçamento Participativo). 1º turno APROVADO
(VOTAÇÃO NOMINAL – 2/3 PARA APROVAÇÃO) – 2º turno APROVADO POR UNANIMIDADE
Fica inserido o artigo 140-A na Lei Orgânica do Município de Araras com a seguinte redação: Art. 140-A. O Executivo deverá agilizar audiências públicas antes do envio ao Legislativo dos projetos de lei relativos ao plano plurianual e às diretrizes orçamentárias para discussão popular dos seus conteúdos. 1º o projeto de lei orçamentária anual será precedido de participação popular com reuniões públicas regionalizadas para debate e apreciação da proposta do Executivo. 2º A Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual vigente deverão estar disponíveis para consulta na página oficial do Município na internet.
 
 
3. Requerimentos.
III. EXPLICAÇÕES PESSOAIS
Uso da palavra pelos Vereadores.
(RESUMO DO QUE FOI DITO PELOS VEREADORES – mais detalhes no site www.camara-araras.sp.gov.br na TV Câmara)
 
Eduardo de Moraes (PSD) – condolências a família do Sr. Francisco Barbosa, faleceu em janeiro, era residente do Parque Industrial.
 
Derci Tófolo (DEM) – não quis menosprezar o trabalho de nenhum vereador quando foi a imprensa em busca de resolver os problemas da escola agrícola. A respeito da política inteligente, é a sua e resolve os problemas da população, e a do vereador Muller é conveniente. Ficou triste em ser envolvido neste debate pela suas obras de melhorias no telhado da Câmara, que fez de tudo para economizar com seriedade.
 
Eder Muller (PSDC) – se direcionando aovereador Derci, disse que não faz barulho com a imprensa, mas sim trabalha, prova são as novas casas e investimento que Muller diz trazer para cidade. Esse telhado aqui foi trocado na administração do Derci, e estava chovendo aqui.
 
Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT) – quis manifestar apoio aos servidores públicos e que a administração de um aumento salarial justo. Manifestou apoio aos vereadores Muller e Mami e disse que, na administração do vereador Derci também houve falha, como em uma obra realizada aqui nesta Casa. Segundo ele, às vezes o vereador vai, faz a indicação e é realizada talvez porque já constava no cronograma de obras do município. Pede que este ano ocorra de novo a pesca comunitária na Semana Santa, com mais organização do que em relação ao ano passado.
 
Irineu Norival Maretto (PSD) – avisa que na próxima sessão o debate deve atender aos anseios que a população espera e recorda artigos do Regimento Interno.
 
 
• próxima Sessão Ordinária - 13 de fevereiro de 2012, às 20 horas


Publicado em: 06 de fevereiro de 2012

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Mesa Diretora da Câmara Jovem é 100% feminina

25 de abril de 2024

Durante a capacitação dos integrantes da nova legislatura da Câmara Jovem, realizada neste sábado (20), os vereadores jovens votaram a formação da Mesa Diretora. O diferencial é que, desta vez, a M...



Câmara homenageia cinco escoteiros

25 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou a solenidade de entrega do Diploma de Mérito Escoteiro, que homenageou cinco integrantes do Grupo Escoteiro Arara Azul. O evento ocorreu nesta quarta-feira (24...



EMEF Profª Adalgisa participa do projeto Câmara Cidadã

25 de abril de 2024

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu, nesta quarta-feira (24), a visita de 43 alunos do 8º ano da EMEF Profª Adalgisa Perim Balestro Franzini, que participaram...



Novos vereadores da Câmara Jovem são instruídos em capacitação

25 de abril de 2024

Os novos vereadores jovens participaram de uma capacitação na manhã do último sábado (20), na Câmara Municipal de Araras. O objetivo foi instruí-los sobre os deveres do vereador jovem e as funções...



Título Policial Destaque é entregue aos homenageados

24 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou o Ato Solene de entrega do título “Policial Destaque” nesta segunda-feira (22), durante a 12ª Sessão Ordinária. Os homenageados foram o escrivão de polícia, Na...



Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

23 de abril de 2024

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder Executivo, que altera a redação da lei que criou o Conselho Municipal de Partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!