Notícias



Sala de imprensa recebe a denominação de “Erly Maynardi de Queiróz”



Publicado por: Imprensa


 

A Câmara Municipal promoveu, durante a 43ª Sessão Ordinária, realizada segunda-feira (22/11), ato solene para denominar as dependências do departamento de comunicação e cerimonial de Sala de Imprensa “Erly Maynardi de Queiroz”, em homenagem ao saudoso radialista, artista e servidor público.
 
Participaram da cerimônia todos os vereadores, além de profissionais da imprensa, amigos e familiares do homenageado. A esposa de Erly Maynardi, senhora Maria Aparecida Cerri de Queiroz compôs a mesa principal juntamente como o presidente da Câmara, vereador Derci Agemir Tófolo, e os vereadores Breno Zanoni Cortella (vice-presidente) e José Roberto Rimério-Miqueira (secretário).
 
As filhas de Erly, Ana Carolina e Ana Paula, acompanharam toda cerimônia, ao lado das netas do radialista: Ana Júlia, Vitória, Verena e Ana Laura. O ato solene começou no plenário, onde a transmissão da sessão pela Rádio Araras FM 107,7 e pela internet foi interrompida por alguns minutos para o descerramento da placa, que foi afixada na entrada da Sala de Imprensa.
 
Depois, a cerimônia continuou no plenário, onde todos os vereadores se manifestaram sobre o caráter e profissionalismo de Erly, além do modo perfeccionista como realizava sua atividades. Na ocasião, o vereador Derci Tófolo, autor do decreto que denomina a Sala de Imprensa, entregou à esposa do homenageado um miniatura, reproduzindo os dizeres da placa original. (Homenagem ao comunicador e servidor público da Câmara Municipal de Araras, Erly Maynardi de Queiroz, instituída pelo Decreto nº 06, de 23 de junho de 2010, de autoria do vereador Derci Agemir Tófolo)
 
Em nome da família, Maria Aparecida agradeceu a homenagem e notava-se no semblante das filhas e netas o orgulho do pai e avó, que por tantos anos dedicou-se ao serviço público e ao rádio, levando alegria e sentimentos de paz, provocando nostalgia nos ouvintes do programa “Como nos Velhos Tempos”, apresentado por ele na Rádio Clube Ararense.
 
Dono de uma voz grave e inconfundível, Erly deixou a sua marca. Seu ingresso na área deu-se por meio de um concurso de locução promovido pela Rádio Clube Ararense. Quem o conheceu pode ainda lembrar-se das incontáveis vezes em que ele transitava pelas ruas, com discos de vinil em uma sacola, como que se os garimpasse para poder oferecer-lhes aos ouvintes.
 
Segundo o próprio Erly, em entrevista concedida a um jornal da cidade, o programa “Como nos Velhos Tempos” já foi chamado de “Vesperal dos Corações”. Ainda hoje, muitas das canções reproduzidas pelo apresentar só existem em LPs, preservados por colecionadores e amantes da música, que só eram conseguidas na base de empréstimo.
 
Com mais de cinquenta anos dedicados ao rádio, Erly contava ainda que acompanhou de perto o desenvolvimento desta área, desde a fundação da primeira emissora em Araras, gerando o fim ao antigo serviço de alto-falante que existia na cidade.
 
            O teatro também fascinava Erly, que chegou a integrar o elenco da peça “Um Deus Dormiu Lá Casa”, mas ele lembrava que esta aptidão foi incentivada pelo professor Paulo Gomes Barbosa (mentor do Teatro Escola do Clube de Português), pelo teatro histórico de Alcyr Mathiesen e pelo idealismo do ex-promotor da Comarca de Araras, Dr. Darcy dos Passos no TEA – Teatro Experimental de Araras.
 
            Quando já estava com mais de cinqüenta de residência em Araras, Erly, que era natural de Pindamonhangaba-SP, chegou a recusar uma indicação para receber o título de cidadão ararense, não se julgando, na época, merecedor desta honra.
 
Além do rádio, o apresentador contava com mais de 30 anos dedicados ao Serviço Público, tendo integrado a equipe de assessoria de imprensa de prefeitos como Ivan Estevam Zurita, Milton Severino, Jair Della Coleta, Waldemir Zuntini e Warley Colombini, na condição de vice- prefeito, assumiu o cargo executivo após a morte de Milton Severino em seu terceiro e último mandato.
           
 
Erly foi funcionário da Prefeitura de Araras no período de 1969 a 1992, chegando a assumir a função de assessor de imprensa nas duas vezes em que Valdemir Zuntini governou a cidade, entre 1977 a 1982 e 1989 a 1992. O servidor dedicou-se também à Assessoria Legislativa da Câmara Municipal de Araras, no período de 3 de fevereiro de 1992 a 31 de outubro de 1999, quando se aposentou como servidor concursado. Após a aposentadoria, continuou trabalhando na Casa como funcionário em cargo de comissão até 31 de dezembro de 2004.
 
Filho de Rosa Maynardi e Accacio Coelho de Queiroz, Erly Maynardi de Queiroz nasceu no dia 1º de julho de 1942, na cidade de Pindamonhangaba – SP. Formado pela Faculdade de Direito de São Carlos, obteve o título de Bacharel em Direito, em 1981. Mas, além do serviço público, foi ao rádio a que dedicou grande parte da sua vida.
 
Embora formado em Direito, o locutor preferiu apenas lecionar sobre esta área em escolas da cidade a advogar, tendo passado por unidades de ensino como a Escola do Comércio, “Monsenhor Quércia” (Canossianas), Escola Técnica “Prefeito Alberto Feres”, “Pacífico Homem” e Faculdades de Ciências Letras de Araras, hoje Centro Universitário “Dr. Edmundo Ulson” – Unar. Erly faleceu aos 67 anos de idade, no dia 24 de julho de 2009.


Publicado em: 23 de novembro de 2010

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!